sexta-feira, 23 de outubro de 2020

A importância do marketing digital para advogados

Por que investir em marketing digital para advogados e advogadas

Que o marketing digital se tornou indispensável para diversos profissionais alcançarem mais clientes e conseguirem ampliar os seus negócios na internet, disso ninguém duvida. Mas o que muitos estão descobrindo agora é a importância do marketing digital para advogados.

Para quem trabalha na área do Direito, isso não é diferente. Dessa maneira, as ferramentas de divulgação online se tornaram também importantes para os advogados. 

Conquistar clientes é parte do trabalho de qualquer empresa. E saber utilizar os recursos disponíveis hoje é essencial para diminuir custos com essas ações e alcançar uma maior efetividade. 

1. Benefícios do marketing digital para advogados e advogadas

O marketing digital oferece técnicas que os advogados e advogadas podem aplicar para o desenvolvimento de campanhas de publicidade direcionadas. E além de usarem-nas para um retorno mais rápido dessas ações, também podem ser feitas com menores quantias financeiras. 

Além disso, é importante considerar que as pessoas buscam maneiras de facilitar o seu dia a dia. E encontram na internet uma série de recursos para isso. 

Quem precisa adquirir etiqueta de preço para gondola, por exemplo, acessa o Google para fazer uma pesquisa. E o mesmo acontece com quem precisa se divorciar, pedir indenização, entre outros.

Isso quer dizer que, em vez de sair e buscar estabelecimentos no seu bairro, os potenciais clientes dessas empresas vão estar no mundo virtual buscando por elas. 

Assim, ser visto em diferentes plataformas e em vários anúncios digitais pode ser uma forma eficaz para seus clientes encontrarem seu escritório.

Os advogados também possuem necessidades em termos de divulgação. Portanto, o marketing digital pode ser a ferramenta que falta para promover o escritório e fazer com que mais pessoas cheguem até ele.

Sendo assim, se você é advogado e quer saber qual é a importância do marketing digital para a sua área e o seu negócio, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto. 

marketing digital para advogados

2. Como o marketing digital pode ajudar na advocacia

Ao navegar nos principais sites e buscadores da internet, certamente você já foi impactado por um anúncio de uma gráfica, oferecendo os seus serviços de impressão cartão de visita de manicure, por exemplo. 

Essa é uma das maneiras mais eficazes de atrair clientes atualmente, graças ao uso do marketing digital. 

Justamente por ser uma estratégia bastante flexível, ela pode ser utilizada por diversos segmentos do mercado, inclusive por advogados que queiram promover o seu negócio na internet. 

De fato, o marketing digital para advogados e advogadas pode ajudar um profissional que atua na área do Direito de diversas formas, tais como:

  • Ganho de autoridade;
  • Divulgação do escritório;
  • Relacionamento com o público;
  • Crescimento virtual;
  • Alcance de pessoas;
  • Conquista de parceiros.

Ao interagir com pessoas que enviam dúvidas ou mesmo ao publicar artigos e conteúdos de interesse comum, o advogado consegue aumentar a sua autoridade. 

Para isso, ele precisa investir em ações para manter a sua página sempre atualizada e ativa. 

3. Limitações ao marketing jurídico pelo Código de Ética da OAB

No entanto, vale ressaltar que o marketing jurídico possui limitações impostas pelo Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Dessa maneira, seguir as indicações presentes ali é indispensável para realizar um trabalho correto na divulgação. 

Ao mesmo tempo, o marketing digital também pode auxiliar um advogado na publicidade do seu escritório. Para isso, pode utilizar, então, anúncios como o link patrocinado, para facilitar a visibilidade do estabelecimento dentro de uma pesquisa no Google. 

Com ações como essas, também é possível que o profissional consiga se comunicar com o público tanto nos comentários de postagens, quanto por chatbots ou outros canais da internet. E isto contribui para um crescimento virtual interessante. 

4. Produção de conteúdo no marketing digital para advogados e advogadas

É também com o marketing digital que se alcançam pessoas que possuem interesse no que o advogado tem a oferecer. E a produção de conteúdos é uma grande auxiliar nesse sentido. 

Isso porque, quando o cliente de uma gráfica quer entender melhor como utilizar wobbler para divulgar um produto no estabelecimento dele, certamente ele vai buscar sobre o assunto na internet, seja em blogs ou nas redes sociais. 

Dessa forma, a página que oferece um artigo ou vídeo falando sobre o tema de interesse desse cliente ganha a atenção dele. E, em muitos casos, ganha também a preferência do visitante em uma futura compra. 

No segmento jurídico isso não é diferente. Afinal, quem está buscando por informações sobre direito penal, cível, trabalhista ou tributário, quer ler conteúdos de qualidade, que vão contribuir para informá-lo e para despertar o interesse na contratação desses serviços. 

Por fim, vale mencionar que a visibilidade alcançada na internet pode ir além da conquista de clientes, possibilitando a realização de parcerias com outros profissionais do ramo ou de segmentos semelhantes, que vão trazer benefícios para a carreira do advogado. 

Nesse sentido, saber utilizar a internet para divulgar a venda de uma máquina de café e chocolate quente ou para garantir que as pessoas conheçam melhor um escritório, é fundamental para o crescimento da empresa. 

4. Quais redes sociais podem ser utilizadas por advogados?

Os advogados e advogadas podem utilizar o marketing digital no site próprio do escritório, no blog atrelado a ele, nos buscadores e, inclusive, nas redes sociais. 

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Além disso, há várias plataformas disponíveis hoje: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn, etc.

De fato, é possível escolher qualquer uma delas, já que não existem restrições em relação ao uso de uma ou outra. 

Para que as ações sejam assertivas, contudo, é indispensável que o advogado identifique em quais dessas redes está a grande maioria do seu público-alvo. Afinal, é por meio de ações de marketing digital que ele atrai seguidores e clientes.

Do mesmo modo que uma loja de cortinas e persianas pode usar o Instagram para promover os seus produtos, o advogado pode achar que o LinkedIn é uma plataforma adequada para fazer parcerias e alcançar clientes.

Assim, se ele pretende impactar um maior número de empresários com os seus conteúdos, e deseja se especializar no atendimento a pessoas jurídicas, certamente o LinkedIn será a melhor opção para um trabalho digital eficaz. 

De qualquer modo, saber identificar onde está o público do estabelecimento é um fator decisivo no uso das redes sociais. E esta pode ser a escolha que fará com que a página tenha sucesso na internet com o auxílio do marketing digital. 

5. Por que contratar um profissional em marketing?

Apesar de ser possível encontrar rapidamente empresas de entrega via motoboy com uma simples pesquisa na internet, garantir que uma campanha de marketing atinja as pessoas certas não é uma tarefa simples.

É preciso ter um maior conhecimento das ferramentas e técnicas de divulgação, para que o anúncio possa trazer o retorno que se espera. 

Não à toa, encontrar pessoas devidamente habilitadas para atuar com publicidade é cada vez mais comum. Quem domina os principais recursos do marketing digital pode oferecer serviços de qualidade para quem precisa. 

Levando em consideração as especificidades que o marketing jurídico possui, é fundamental que se saiba em quais ações é possível e indicado investir. Dessa forma, advogado evita punição com uma publicidade que a OAB não permite.

Para tanto, é preciso também saber quais são as limitações do marketing digital para advogados e advogadas. E claro, conseguir aplicá-las de forma assertiva na divulgação de um escritório. 

Por isso, em muitos casos, torna-se fundamental contratar uma agência especializada. Ela cuidará de todo o planejamento de postagens e ações, oferecendo soluções para atingir as preferências de publicidade e trazer resultados. 

Nesse sentido, assim como uma gráfica pode facilmente recorrer aos serviços de um profissional de marketing para elaborar ações de divulgação de totem fachada, o advogado pode preferir ter um auxílio especializado nas suas campanhas virtuais. 

6. Considerações finais

O marketing digital surgiu como recurso interessante para que empresas dos mais diversos segmentos pudessem conseguir destaque na internet e alcançar clientes, de maneira a faturar mais e conseguir expandir a sua marca. 

No ramo do Direito, investir em ações de marketing de modo estratégico e eficiente faz toda a diferença nos resultados que os advogados e advogadas colherão depois. 

Sendo assim, se uma empresa quer divulgar os serviços de frete para moto na região onde está localizada, com o intuito de aumentar a sua cartela de clientes, ela pode apostar em anúncios virtuais e em uma atuação nas redes sociais para alcançar os seus objetivos. 

Para um advogado que reconhece a importância de estar na internet atualmente, essa também se torna uma recomendação, que fará bastante diferença na conquista de novos casos e trabalhos. 

Por isso, é fundamental conhecer as normas do código de ética da OAB. Dessa forma, os profissionais podem realizar toda a campanha de maneira correta, o que vai gerar bons resultados tanto em curto, médio e no longo prazo. 

Dessa forma, recorrer ao uso do marketing digital para promover um escritório é parte essencial de um plano de crescimento, que trará clientes e retornos cada vez mais interessantes.

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