sexta-feira, 30 de outubro de 2020

6 formas de implementar marketing para escritórios de advocacia

Importância do Marketing para escritórios de advocacia

Muito se tem falado sobre a importância de empresas e marcas investirem em estratégias de marketing. Afinal, trata-se de uma maneira de conquistar clientes e melhorar a comunicação da empresa. Assim, se você é um advogado ou advogada empreendedor(a), investir em marketing para seu escritório de advocacia pode ser uma boa estratégia para alavancar seu negócio

Afinal, o mercado jurídico está diretamente relacionado com a prestação de serviços e, por isso, é necessário conquistar clientes para manter o bom funcionamento do negócio.

Embora o Código de Ética da OAB estabeleça algumas limitações voltadas a publicidade, isso não significa que o advogado não pode fazer marketing. Na verdade, é preciso apenas ter cautela com as estratégias e na forma em que se realiza a captação de novos clientes.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 maneiras simples de implementar o marketing em escritórios de advocacia. Neste post, você verá um conteúdo rico para sair um passo à frente da concorrência e se destacar em um mercado tão competitivo. Boa leitura!

Como fazer o marketing jurídico?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a OAB não aceita a publicação de valores de serviço ou formas de pagamento, utilização de meios promocionais, promessa de resultados, anúncios em rádio e televisão, entre outros.

Em outras palavras, a limitação está voltada à publicidade para fins comerciais. Sendo assim, confira a seguir como utilizar o marketing para escritórios de advocacia de maneira assertiva e, claro, sem infringir o Código de Ética da OAB:

1. Fixação de metas

Tudo em marketing exige planejamento. Por isso, antes de partir para a ação, é fundamental reservar um tempo para traçar os objetivos da sua estratégia. Ou seja, que resultados você deseja atingir e em quanto tempo.

Para definir um planejamento assertivo, então, você deve se basear nos resultados financeiros e métricas do seu escritório. Uma ótima saída é diluir as metas anuais em ciclo menores para engajar e motivar a equipe.

Conquistar 16 clientes em um único mês parece ser bem mais simples do que fechar 200 negócios em um ano, não é mesmo? Bom, é importante mencionar que isso vale para qualquer segmento, como empresas de sensor de temperatura e umidade, lojas, empresas de software, entre outras.

Depois de analisar as metas, é hora de definir as atividades que vão contribuir com o atingimento delas. Para isso, então, você deve decidir quais os objetivos e qual a métrica que medirá esse objetivo (OKRs).

Com isso, sua estratégia de marketing para escritório de advocacia fica mais palpável e você tem mais direcionamentos de por onde começar.

2. Defina o público-alvo do seu negócio

Quanto maior a quantidade de informações você coletar do seu público-alvo, maiores são as chances da sua estratégia de marketing funcionar. Portanto, comece analisando os hábitos dos seus clientes atuais e busque por um padrão. Assim, você conseguirá definir melhor as estratégias de marketing para seu escritório de advocacia.

Além disso, há inúmeras pesquisas presentes no mercado para realizar um estudo complexo de personas. Em outras palavras, uma persona é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal para o seu negócio. Para criá-la, é preciso coletar:

  • Nome do seu potencial cliente;
  • Área de atuação dele;
  • É casado? Tem filhos?
  • Nível de escolaridade;
  • Renda mensal;
  • Preferências e objetivos de vida;
  • Hábitos de consumo, por exemplo, ele costuma comprar catalisadores para tinta? ou outra coisa?
  • Entre outros.

Com essas informações, fica mais simples entender qual o perfil das pessoas mais propensas a fecharem negócio com você. Assim, é mais fácil direcionar sua estratégia.

marketing jurídico

3. Escolha dos canais

Além disso, outro passo essencial para implementar o marketing em seu escritório de advocacia é a escolha dos canais. Mas tome cuidado: investir em todas as plataformas pode não ser uma boa ideia.

Isso porque é preciso ter frequência, tratar o cliente como único e realmente mostrar-se acessível para ele. Além disso, nem todos os canais são visados pelo consumidor, ou seja, o seu potencial cliente não estará presente em todas as plataformas.

Sendo assim, estude o canal ideal para o seu negócio e identifique onde você pode alocar seu tempo com sabedoria. Para o marketing jurídico, consistência e relevância importam. Leve isso em conta. Isso vale em qualquer segmento, até para empresas de descarte de eletrônicos.

4. Produza conteúdos relevantes

Bom, se você escolheu um site e uma rede social como seus canais de comunicação, deverá alimentá-los com conteúdos relevantes. Hoje, ‘’empurrar’’ um serviço pode tirar o interesse do cliente, por isso, ofereça algo de valor.

Dessa forma, avalie o que seus clientes gostariam de consumir e defina os assuntos de seus conteúdos a partir disso. Você pode, por exemplo, criar artigos oferecendo dicas de mercado, tendências, informações, entre outros.

5. Mapeamento de ações

Depois que você entender os seus objetivos, estudar o seu público-alvo e escolher os canais que vai utilizar, chegou a hora de mapear suas ações de marketing para seu escritório de advocacia.

Agora, é preciso destacar as atividades rotineiras e sazonais, definir responsabilidades e fixar prazos para a execução de tarefas. Lembre-se que o mapeamento de ações é uma etapa fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing.

Você pode utilizar ferramentas para te auxiliar na organização e gestão das atividades de marketing, ou ainda, contratar uma agência especializada para fazer cada um dos passos da sua estratégia de marketing.

6. Delimite a sua área de atuação

Por último, é ideal ter um foco. Se não, sua estratégia não terá um objetivo e, assim, não trará bons resultados. Portanto, para dar o primeiro passo, você deve definir a sua área de atuação. Em seguida, é comunicá-las em seus canais.

Vamos imaginar que a atuação do seu escritório conta com uma pequena delimitação geográfica. Com isso, é fundamental delimitar os principais clientes da região. Dessa forma, fica mais simples atraí-los.

Benefícios do marketing para escritórios de advocacia

Por fim, é importante destacar os benefícios do marketing para escritórios de advocacia. Com isso, é possível melhorar a visão dos profissionais que ainda tem dúvidas sobre apostar no meio digital. Dentre eles estão:

  • Conquistar mais e melhores negócios: quando o escritório elabora uma estratégia assertiva, atrai pessoas interessadas em seus serviços;
  • Melhoria no relacionamento com o cliente: colocar em prática uma estratégia de marketing aproxima os clientes e constrói relações duradouras;
  • Faça seu escritório crescer: investir em marketing é uma maneira bem interessante de acelerar o crescimento do escritório.
  • Competitividade de mercado: um bom atestado de eficiência é quando o público prefere pagar pelos seus serviços e não o concorrente. Quanto mais você trabalha a imagem do escritório, maior será a sua reputação de mercado.

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Escrito por: Beatriz Barros – Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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