quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Como criar um site para advogados e prospectar clientes

Por que investir em um site para advogados bem construído

Possuir um site para advogados não é uma grande novidade nem uma realidade muito distante para a maioria das empresas. 

O que quero apresentar a você, contudo, é por que você deve investir em um site institucional para advogados. E também mostrar quais os elementos de uma página bem construída.

Hoje, as ferramentas disponíveis no mercado e as empresas de marketing digital possibilitam que este serviço seja oferecido a um valor acessível. E dessa forma, o resultado seja satisfatório e proveitoso, tanto para empresas quanto para profissionais liberais.

O SAJ ADV, por exemplo, lançou um serviço de site para seus clientes. Acesse a página do SAJ ADV Sites e descubra como ter uma gestão completa e seu site institucional!

Apesar de todos os benefícios, muitos advogados ainda não possuem um site institucional. Além disso, há aqueles profissionais que ainda possuem uma página feita há muito temp. Ou seja, que não acompanha as evoluções nos layouts disponíveis para as páginas da web. E dessa forma, muitas vezes, não apresentam uma experiência agradável de navegação, tanto nos computadores quanto em celular.

É neste contexto que acaba sendo necessário investir em um site institucional novo. Assim, ele apresentará todas as novidades do seu universo profissional e estará adequado com o que há de contemporâneo no design para páginas na internet.

1. Como ter um site para advogados que transmita credibilidade

Existem profissionais renomados em suas áreas e que, mesmo assim, não possuem um site institucional bem elaborado e condizente com todo o seu histórico.

Nestes casos, a reação do visitante pode ser a de dúvida. Afinal, eles podem se questionar se aquela página realmente é a do profissional que está procurando. Mas também pode haver realmente de decepção, por esperar por um encontrar um site robusto e condizente com a apresentação que o determinado profissional exige.

Desta forma, reforço que é importante construir a página com a mesma seriedade com a qual o profissional elabora o seu escritório, consultório, ou sala comercial, por exemplo.

A impressão que o visitante online vai ter em seu site deve ser tão positiva quanto a que ele teria em se estivesse visitando o seu escritório físico pessoalmente.

Portanto, tudo deve ser bem pensado, em um design que seja agradável e que a linguagem adotada tenha um começo, meio e fim fácil de identificar pelo visitante.

2. Como proporcionar uma experiência agradável em sua página institucional

Levando em consideração a questão de proporcionar uma experiência tão positiva quanto seria uma visita física ao local do profissional, é necessário pensar o site com uma linha de raciocínio fácil de entender.

Assim, para construir um bom site para advogados, as informações mais importantes devem estar disponíveis de forma bem visível.

Além disso, devem existir algumas opções para quem procura por maiores detalhes dentro do tema que será relatado nas sessões internas.

Confira, então, algumas dicas de como elaborar um site institucional coeso e eficiente:

site para advogados

Home Page

A home page de um site para advogados é a sua página principal. É aqui que você disponibilizará todas as informações gerais sobre o escritório.

Exatamente por este motivo, é importante conciliar o tom informativo com o visual. Afinal, é a beleza da homepage, aliada às informações principais, que tornará o site interessante para quem está visitando.

Se a impressão na homepage for boa, é bem provável que a navegação no site pelo usuário seja completa. E desse modo, o possível cliente chegará à sua página de contato para maiores informações.

Uma estratégia interessante para a Homepage é tornar ela um pouco mais vertical. Assim, a navegação acompanha o movimento de rolagem do mouse e do movimento intuitivo utilizado para a navegação nos celulares.

Desta forma, evita-se um menu muito extenso ou uma página com muitos botões, o que irá tornar a navegação um pouco cansativa.

Página de serviços

Na seção da página de serviços, o profissional irá esmiuçar a sua área de atuação. Ou seja, os serviços que ele oferece, entre outros detalhes maiores que não estavam na página principal.

Aqui o mais importante é ter empatia com o visitante do site. Portanto, disponibilize as informações para que fique fácil para seus visitantes compreenderem em todos os seus detalhes.

Nesta parte é possível ilustrar as áreas de atuação com ícones, sessões clicáveis e demais elementos gráficos. Contudo, deve-se tomar o cuidado de não colocar muitas fotos e imagens para que não fique difícil para seus visitantes lerem o texto, o elemento essencial, após a diagramação do layout final.

Página “sobre nós”

Página “Sobre o Nós”: É importante separar uma parte do site para acrescentar uma página que explique mais detalhes no que diz respeito à história da empresa, suas características institucionais, entre outras.

Entre as páginas mais visitadas fora a página principal em um site para advogados, sem dúvidas está a sessão “Sobre Nós”. Afinal, é por lá que teremos uma noção da credibilidade e do histórico que a empresa tem perante os seus clientes.

Blog jurídico

Página de Blog é um elemento bastante importante em um site para advogados.

Isto porque através do blog atrelado ao site institucional, o profissional pode repercutir os temas relacionados ao de sua área de atuação.

Assim, mantém movimentação em seu site institucional, seja por meio de notícias da área ou artigos mais técnicos do ramo em que atua.

Todo o conteúdo que você produz para o Blog jurídico é importante para o ranquear na pesquisa do Google, por meio do SEO – Search Engine Optimization.

Para isso, você deve selecionar as palavras-chave estratégicas para acompanharem os textos a fim de que os buscadores interpretem aquele conteúdo como relevante para os termos pesquisados pelas pessoas no Google.

Área para contato com clientes

Sessão de Contato: Para finalizar, um dos elementos básicos de um site institucional é a sessão de contato, em que todas as informações referentes à localização, telefone e email da empresa estejam bem claros de encontrar.

Dê sempre todas as informações possíveis de contato, assim, ninguém poderá deixar de buscar as soluções oferecidas pelo seu negócio porque não encontrou uma forma de contactar ou agendar uma visita.  

3. Como prospectar clientes através de um site para advogados

Prepare a sua empresa para atender aos leads – oportunidades de negócio. É sempre importante também ter um funcionário que esteja sempre conferindo estes contatos que vêm do site. Dessa maneira, todos terão o devido retorno e conseguirão mais sucesso ao tentar falar com alguém de sua empresa.

Não é incomum verificar empresas que possuem um site para advogados bem feito e os canais de contato bem acessíveis para os visitantes da página, mas que, em sua caixa de entrada, acumulam solicitações de retorno não atendidas.

Desta forma, há um duplo prejuízo.

Os leads que você deixa de atender podem ser excelentes oportunidades de negócio, mas que você perdeu. Além disso, o escritório gera uma má impressão quando deixa de atender alguém.

A pessoa que preenche um formulário realmente espera receber um atendimento qualificado e tem a expectativa gerada de que o problema ali relatado será lido e objeto de retorno por parte da empresa.

4. Da atração ao contrato de prestação de serviços

Outra questão muito importante no atendimento dos leads se dá com a equipe de vendas, que no caso do advogado, não será um vendedor obviamente, mas alguém responsável por explicar quais são as soluções oferecidas pelo escritório nos problemas relatados. É uma dinâmica distinta, em que o atendimento será mais consultivo e não focado na prospecção.

O atendente terá de ser um bom ouvinte, ter uma paciência a mais para ter o contato com pessoas que chegam pela internet e muitas vezes não têm familiaridade com o uso das ferramentas, ou que vão contar uma história longa até definitivamente pedirem pelas soluções do advogado, portanto, o responsável pelo atendimento dos leads terá de ser um consultor.

Dessa forma, o site irá oferecer um ciclo completo para o visitante.

Oferecerá um bom visual, será atrativo, terá informações variadas, oferecerá formas de contato e, quando a pessoa solicitar um retorno, receberá um bom atendimento por parte do escritório, até o momento em que realmente tenha o interesse em contratar os seus serviços.

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