Curioso como a besteira circula com maior velocidade e eficiência que a verdade. Então, quando vem pelos apps de comunicação e redes sociais…
Etiqueta no posto
A etiqueta no posto está bem explícita a informação para “ajudar” o motorista: abastecer com o etanol só é vantajoso se custar igual ou abaixo de 70% do preço da gasolina.
Besteira! Este percentual foi estabelecido quando o carro flex foi lançado, em 2003. Ele pode chegar hoje a 75% e não é o mesmo em todos os carros. Cada motorista deve abastecer com os dois combustíveis e fazer as contas para determinar o percentual de seu carro
Repair kit
O pneu run flat deveria ser proibido no Brasil pois não é adequado às nossas estradas. Algumas importadoras colocam um estepe no porta-malas para não deixar o motorista a pé na estrada. Outras, um kit de reparo.
Besteira! O pneu run flat só resolve no caso de um furo na banda lateral. Um rasgo na banda de rodagem (provocado com frequência pelas nossas crateras asfálticas), nem o run flat nem o kit de reparo resolvem. Só o reboque…
Oito anos
Quando um carro deixa de ser fabricado ou importado, o argumento de venda para o freguês preocupado com a manutenção é uma suposta obrigação legal de se manter componentes de reposição no mercado durante oito anos.
Besteira! Não existe lei nenhuma, nem poderia haver: como obrigar uma concessionária ou loja de peças a manter em estoque uma peça sem demanda? O código do consumidor trata do assunto de forma hilária: “obrigatório manter peças durante um prazo ‘razoável'”. Piada, não?
Água no radiador
Água de torneira ou mineralizada para completar o nível do sistema de arrefecimento? Há quem diga que a de torneira, de jeito nenhum…
Besteira! Não se deve usar água nenhuma, mas o líquido próprio, composto de água com etilenoglicol em proporção próxima a 50% cada.
Rodar 10km!
Ao trocar o combustível do carro flex, rodar pelo menos 10 km até estacionar à noite para a central identificar a mudança no tanque.
Besteira! Só no caso de se trocar gasolina pelo etanol e mesmo assim nos dias mais frios. Nestas condições (e só nelas) o motor poderá ter dificuldade para pegar na manhã seguinte.
Dedo no para-brisa
Numa estrada com pedrinhas no asfalto, apoie um dedo no para-brisa para evitar que ele seja trincado por uma delas arremessada pelo veículo à frente.
Besteira! A pressão do dedo encostado não é capaz de evitar a trinca no para-brisa.
Tanque na reserva
Usar o combustível na reserva, até perto do final do tanque, é um perigo pois a bomba se queima por falta de refrigeração.
Besteira! A bomba não é refrigerada por estar envolta em combustível. Neste caso, como funcionavam as bombas externas ao tanque?
Calibragem
Pressão maior que a recomendada reduz o consumo. Menor, dá mais conforto.
Besteira! Pode até ser, mas aumenta o desgaste do pneu, reduz estabilidade e a vida útil dos componentes da suspensão.
Naftalina
Naftalina no tanque, aumenta a octanagem da gasolina e a potência.
Besteira! Essa é velha, hem! Usava-se no passado com a nossa – então – pobre gasolina. Hoje, a presença de etanol já torna inócua a naftalina.
Gasolina formulada
Gasolina formulada não presta, melhor evitá-la.
Besteira! Difícil entender esta “guerra” contra a gasolina formulada. Aliás, fácil, pois são as grandes do setor contra as pequenas. Entretanto, tudo depende: a formulada pode ser melhor ou pior que a refinada.
Comissão
Consultores técnicos das oficinas das concessionárias recomendam uma lista de inutilidades no momento do carro levado para a revisão.
Besteira! Não são todas as concessionárias nem todos os consultores, mas a maioria é treinada para praticar a mais refinada “empurroterapia”. Explica-se seu empenho: são comissionados em função do faturamento.
Motor turbinado
Não desligar o motor com turbo assim que estacionar, mas aguardar cerca de 30 segundos em marcha lenta.
Besteira! Recomendação válida apenas para motores orginalmente aspirados e depois turbinados em oficinas especializadas. Os atuais, turbinados de fábrica, são projetados com uma lubrificação específica para o turbo que dispensa este cuidado.
Óleo da montadora
Não há dúvida de que o óleo recomendado no manual é o melhor para o motor. Mas…
Besteira! Existem outras marcas tradicionais e reconhecidas internacionalmente que podem ser também utilizadas, desde que mantidas as mesmas características do óleo original.
O post Ouviu um palpite sobre seu carro? Não acredite, é mentira! apareceu primeiro em AutoPapo.
Ouviu um palpite sobre seu carro? Não acredite, é mentira! foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.