O jornalismo automobilístico perdeu mais um de seus ícones no último dia 19. José Luiz Vieira, que assinava as iniciais “JLV” em grande veículos de comunicação especializados, como Auto Esporte e a revista Motor 3, criada por ele, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Aos 88 anos, o engenheiro, que se formou nos Estados Unidos na década de 50, partiu de sua casa, em Grana Viana, Cotia.
LEIA MAIS
- Projeto Nasser: um carro em homenagem ao jornalista
- Museu da Honda: a história de um apaixonado por velocidade
- 10 mulheres geniais que revolucionaram o setor automobilístico
Seu primeiro emprego como jornalista foi na Revista de Automóveis, do Rio de Janeiro. Depois, fez nascer a Status Motor e criou a Motor 3 – publicada de 1980 a 1987 e reconhecida pelo conteúdo diferenciado.
Nos últimos anos de carreira, JLV publicava sua coluna na maioria das mais importantes publicações do setor no Brasil. No meio tempo, escreveu diversos livros sobre automóveis e escreveu para a Auto Esporte. Os textos refletiam aquilo que José Luiz Vieira pensava: carro é assunto sério – e alegre.
De acordo com o jornalista Marco Antônio Oliveira, os frutos de JLV tratavam os veículos como um tema amplo, sociológico, filosófico, não apenas como máquinas.
“JLV era algo raro, um engenheiro de verdade com uma grande afinidade com a escrita e com suas emoções. Ler JLV era entrar em suas ideias, seus amores automobilísticos, sua vida particular até, muitas vezes”, concluiu o profissional e fã.
Foto Arquivo Pessoal | Reprodução
O post Parte o jornalista José Luiz Vieira, criador da Motor 3 apareceu primeiro em AutoPapo.
Parte o jornalista José Luiz Vieira, criador da Motor 3 foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.