O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou CNH Digital, como também é conhecido, ganhou uma nova funcionalidade. Agora, é possível realizar o pagamento de multas emitidas em parte do Distrito Federal e mais 13 órgãos autuadores de diferentes municípios do país por meio da plataforma que reúne a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digitais.
LEIA MAIS
- Aplicativo de multas dá até 40% de desconto e funciona em 18 Estados
- Prazos de recursos contra multas da PRF são prorrogados por 90 dias
- Aprenda a consultar multas pela placa e Renavam do veículo
Os órgãos atuadores que já disponibilizam essa facilidade aos motoristas são:
- Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Distrito Federal;
- Prefeitura de Boa Vista (RR);
- Macapá (AP);
- Balsas (MA);
- Imperatriz (MA);
- Mossoró (RN);
- Pitimbu (PB);
- Petrolina (PE);
- Catu (BA);
- Itararé (SP);
- São José dos Campos (SP);
- Pedregulho (SP); Cuiabá (MT); e
- Sinop (MT).
Lembrando que a CDT também permite que os motoristas visualizem as infrações cometidas.
Sobre o Carteira Digital de Trânsito
Além de armazenar os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, a CDT avisa sobre o vencimento da CNH.
Outras funcionalidades disponíveis são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade e, ainda, a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas.
Também é possível receber mensagens de campanhas oficiais do Denatran. “Estamos transformando a CDT no principal canal de comunicação e interface entre o cidadão e as autoridades de trânsito nacionais”, explica o secretário nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Marcello da Costa.
Desconto no pagamento de multas
Por enquanto, a CDT só permite o desconto de 20% sobre a multa, caso a quitação ocorra antes do vencimento. Após essa data, deve-se pagar o valor integral e eventuais acréscimos.
O abatimento de 40% é possível em outro aplicativo desenvolvido pelo Serpro, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desde que o motorista pague a multa antes do vencimento e abra mão de recurso. A previsão é que, até o final do ano, o SNE seja totalmente incorporado à CDT, que passará a permitir ambos os descontos.
Passo a passo para ter acesso à CNH Digital
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) está disponível gratuitamente na Google Play e App Store.
- Depois de baixar o aplicativo, basta fazer o cadastramento.
- O usuário cria login e senha, que também servirão para acessar o Portal Gov.br, podendo ser utilizado em diversos outros serviços públicos online. Se o usuário já for cadastrado no portal do governo, basta usar os mesmos login e senha.
- Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo, clicar em “Infrações” e selecionar o filtro desejado: “Por infrator” ou “Por veículo”.
- Na sequência, é possível selecionar a infração. Caso o Órgão Autuador (OA) já tenha aderido ao pagamento de infração na CDT (20% de desconto), será apresentada a opção “Solicitar boleto” ao usuário. Apesar do aviso do prazo de até 72 horas, a disponibilização do boleto é realizado em tempo real.
Foto | AutoPapo
O post Pagamento de multas agora pode ser feito pela CNH Digital apareceu primeiro em AutoPapo.
Pagamento de multas agora pode ser feito pela CNH Digital foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.