O Instituto Renault, divisão responsável por ações socioambientais da Renault Brasil, completou neste mês 10 anos de existência. Com uma extensa gama de projetos voltados para educação e desenvolvimento de comunidades residentes de área vulneráveis, o grupo já beneficiou mais de 755 mil pessoas.
Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil, abriu o evento online. “mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável.” O Instituto atua principalmente em quatro grandes projetos. Dois estão localizados no bairro da Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR), cidade sede da Renault no Brasil.
Veja também
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!
Borda Viva
A Associação sem fins lucrativos Borda Viva trabalha para o desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças da região e no empoderamento feminino, por meio da geração de renda e do empreendedorismo.
A geração de renda provém de três pilares: a Cozinha Comercial, que oferece refeições de qualidade a um preço acessível; preparação de coffee breaks para empresas; e a Casa da Costura, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, bem como de bordados e estampagens.
Os produtos feitos pelas Casa da Costura são vendidos pelo site da montadora e em três concessionárias. Além disso estão também no ateliê da Renault na Champs-Élysées, área mais valorizada de Paris.
Geração Futuro
A Geração Futuro consiste em um curso de formação e capacitação de jovens de 15 a 24 anos para o mercado de trabalho. A qualificação inclui aulas de informática, conceitos administrativos, regras de negócio, comunicação, cálculo matemático e comportamento e cidadania.
De 40 alunos que concluíram o curso no ano passado, 18 já foram contratados e estão trabalhando. No total, 120 alunos serão qualificados no período de um ano e meio.
Renault Experience
Procurando apoiar ideias e soluções que surgem dentro dos campi universitários, o Renault Experience foi criado para estimular o empreendedorismo em mentes jovens. Atualmente, o desafio tem a duração de um ano e é dividido em três categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy. Até hoje, 42 mil estudantes que representam cerca de 500 universidades nacionais já participaram do desafio.
Educação no Trânsito
Com o objetivo de educar crianças sobre segurança no trânsito, o programa “O trânsito e eu” atua em 8 cidades; localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A educação lúdica se estende em ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Estima-se que 200 mil crianças, 5 mil professores e 4 mil escolas já passaram pelo projeto.
Outros projetos localizados no bairro da Borda do Campo, como creches e espaços de acolhimentos de crianças e adolescentes também são apoiados divisão da Renault. São eles a CMEI Árvore dos Sapatos, CMEI Borda Viva, Lar Mãe Maria a Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo).
Doando recursos e veículos, o Instituto Renault apoia outras instituições que incluem a AACD, Casa do Zezinho, Unilehu e ADFP.
Instituto atuou durante a pandemia
Diante do atual cenário, o Instituto desenvolveu a campanha #MobilizaRenault que conta com iniciativas para reduzir o impacto da pandemia na sociedade. Dentre alguns feitos, estão a doação de 40 toneladas de alimentos distribuídos em instituições de Curitiba e região, produção de protetores faciais e distribuição de cestas básicas para 86 famílias moradoras da comunidade Borda do Campo.
Instituto Renault completa 10 anos de desenvolvimento de projetos socioambientais apareceu primeiro em: https://jornaldocarro.estadao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.