O Fox saiu de linha na Argentina. Desde a semana passada, o hatch não consta mais no site da Volkswagen naquele país. Por lá, o modelo foi comercializado durante 15 anos e somou cerca de 145 mil emplacamentos. Porém, esse número ainda pode crescer um pouco, pois existem algumas unidades nos estoques da rede de concessionários.
VEJA TAMBÉM:
- Carros que vão sair de linha em 2020: listamos todos eles
- Saiba tudo sobre o Nivus, SUV que a Volkswagen vai lançar em junho
- Gol faz 40 anos: listamos 10 opções que valem a pena (de todas as gerações)
A retirada do Fox do mercado “hermano” deve-se às vendas em baixa. Em 2012, o modelo somou 18.801 exemplares comercializados, o melhor número de sua história. Porém, de lá para cá, os números decaíram progressivamente, até chegar em 5.555 unidades em 2017, 2.080 no ano seguinte e apenas 1.672 em 2019. Neste ano, foram míseros 65 exemplares emplacados até abril, segundo o Argentina Autoblog.
Vale ressaltar que o Fox saiu de linha apenas na Argentina: inclusive, era exportado para o país vizinho a partir do Brasil. Por aqui, ele ainda sobrevive, embora esteja em fim de carreira. A Volkswagen já anunciou que não pretende desenvolver uma nova geração para o hatch, que está entre os mais defasados do mercado. Afinal, apesar de ter sofrido duas reestilizações, o projeto data de 2003.
Fox saiu de linha na Argentina, tem sobrevida no Brasil
A boa notícia para os fãs é que, ironicamente, a pandemia pode dar uma sobrevida ao Fox. Como o AutoPapo noticiou há cerca de duas semanas, o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo di Si, anunciou a suspensão recursos para futuros projetos por causa da crise provocada pelo Covid19.
Embora o dirigente não tenha citado quaisquer projetos de maneira específica, informações extra-oficiais apontam que a Volkswagen está desenvolvendo uma nova geração do Gol. No ato do lançamento, que inicialmente ocorreria em 2021 ou 2022, Fox e up! seriam descontinuados. Assim, a marca alemã enxugaria sua gama de compactos, substituindo dois produtos antigos por um inédito.
Com o projeto do Gol adiado, a linha atual permanece no mercado por mais algum tempo. Mas, de qualquer modo, a sobrevida não será longa: deve chegar, no máximo, a dois anos. Vários indícios apontam que a despedida não tardará, como o enxugamento da gama. Atualmente, o Fox é vendido apenas nas versões Connect e Xtreme, enquanto a perua SpaceFox saiu de linha no fim de 2018. Na Europa, o hatch já não é mais vendido desde 2011.
Foto Volkswagen | Divulgação
O post Volkswagen Fox saiu de linha… No mercado argentino! apareceu primeiro em AutoPapo.
Volkswagen Fox saiu de linha… No mercado argentino! foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.