Está valendo a partir desta segunda-feira (3) uma resolução da ANP a respeito da nossa gasolina: ela estabelece novos critérios para: ponto de evaporação, octanagem e densidade mínima.
Qual é o motivo disso? Melhorar a qualidade, equiparar a nossa gasolina definitivamente com a gasolina que existe em países do primeiro mundo, Europa, Estados Unidos e alguns países asiáticos.
Nós só vamos ficar devendo em termos da proporção de etanol. E está errado quem diz que “só a nossa gasolina que tem etanol, isso é uma coisa tupiniquim, só o brasileiro tem que receber o etanol na gasolina”.
Besteira o que vocês estão falando! Nos Estados Unidos tem 10% de álcool na gasolina; na Europa tem 2,5%, 5%, cada país estabelece lá o seu critério. Mas a nossa gasolina, com essa resolução da ANP, vai realmente se equiparar definitivamente com as melhores do mundo.
A principal modificação da gasolina é a densidade mínima, o que significa isso? A gasolina vai ter que ter um peso. Porque tem gasolina mais leve e a mais pesada: quanto mais leve, pior: menor o desempenho do motor, maior o consumo.
Já está em todos os postos?
Mas não achem vocês que a partir de hoje ou de amanhã nós já vamos ter essa gasolina, porque a ANP deu 60 dias para as distribuidoras esgotarem o estoque; deu 90 dias para os postos esgotarem o estoque da gasolina atual antes de chegar a nova.
Preciso regular o motor?
Motorista ficou em dúvida: “eu tenho que mudar alguma coisa no meu carro, no meu motor para essa nova gasolina?” Não. Se o seu carro já tem central eletrônica, ela vai perceber a melhora da gasolina e o seu carro vai ter melhor desempenho, menor consumo.
Em segundo lugar: quando é que essa gasolina vai estar de fato nos postos? Não se sabe! A única certeza é de que daqui a 90 dias todos os postos terão de oferecer essa nova gasolina. E a velha desaparece!
O post Nova gasolina: preciso regular o motor? Já está nos postos? apareceu primeiro em AutoPapo.
Nova gasolina: preciso regular o motor? Já está nos postos? foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.