quinta-feira, 21 de maio de 2020

Novo Audi Q3 enfrenta Volvo XC40 em duelo de SUVs de luxo

xc40

Um vem da Bélgica. O outro, da Hungria. O primeiro tem controle de velocidade adaptativo, sistema capaz de manter a distância do veículo da frente de forma automática, sem intervenção do motorista. O segundo traz auxiliar de estacionamento, que “escolhe” a vaga e esterça o volante sozinho. Os dois são os menores utilitários-esportivos de suas marcas no Brasil, mas têm muitos trunfos. Estamos falando do Volvo XC40, vendido no País há dois anos, e da segunda geração do Audi Q3, que acaba de desembarcar e substitui o modelo que era feito no Paraná. Neste comparativo, ambos travam uma batalha recheada de tecnologia.

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O belga XC40 comparece na versão T4 Inscription, tabelada a R$ 219.950 e com motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cv. O húngaro Q3 vem na configuração Black que, por R$ 215.990, traz propulsor 1.4 turbo, também a gasolina, de 150 cv.

Por causa da potência menor, o Q3 larga em posição de desvantagem nesta contenda. Como era de se esperar, por causa do 1.4 (que não é mais flexível, como era no carro nacional), o Audi é mais lento nas acelerações e retomadas de velocidade.

O SUV dá uma titubeada nas saídas e precisa de algum tempo para recuperar o ânimo. Com 40 cv a mais, o XC40 está sempre disposto.

A sensação é comprovada pelos números: a marca sueca informa que o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e chega a 210 km/h. O SUV da alemã vai de 0 a 100 km/h em 9,3 s e alcança os 207 km/h.

Colabora para o bom resultado do XC40 o câmbio com duas marchas a mais: são oito contra as seis do automatizado de dupla embreagem do Q3. Mas só o Audi tem borboletas no volante para trocas manuais. Para compensar, no Volvo a manopla de câmbio é de cristal, detalhe que reforça o requinte do acabamento. Nos dois a tração é dianteira.

XC40 é mais duro

O maior prazer entregue pelo motor mais arisco do XC40 é cobrado pela suspensão bem firme, que deixa o rodar bem mais duro que o do Q3. Isso causa um certo desconforto a bordo. Imperfeições de piso que mal são sentidas ao volante do Audi incomodam bastante no Volvo. E nem dá para culpar as rodas grandes ou os pneus de perfil baixo. Os dois usam a mesma medida: rodas de 19 polegadas (na versão Black do Q3) e pneus 235/50.

Embora os dois sejam compactos, quando colocados lado a lado o XC40 revela-se um pouco mais imponente. O Volvo tem linha de cintura mais alta.

Com 1,65 metro, o XC40 é 3 cm mais alto que o Q3. No comprimento, o SUV da Audi leva a melhor por 6 cm (tem 4,48 m, ante 4,42 m do Volvo). Mas na distância entre os eixos (que se reflete em espaço interno), o XC40 é 2 cm maior: tem 2,7 metros, contra os 2,68 m do Q3.

Conforto e tecnologia

XC40 e Q3 chamam atenção pelo visual moderno. O menor SUV da Volvo tem estilo mais simpático que os irmãos XC60 e XC90, enquanto o novo Q3 trocou as formas arredondadas do modelo anterior por linhas retas e ousadas.

Mas é na tecnologia e no conforto que estão as melhores qualidades dos dois SUVs. Começando pelos itens comuns a ambos, há faróis Full-LEDs direcionais, teto solar panorâmico, freio de estacionamento elétrico, chave presencial, botão de partida, ar-condicionado digital de duas zonas e bancos dianteiros com ajustes elétricos.

A partir daí, cada um revela seus predicados. Só o XC40 oferece memórias (duas) para as posições do banco do motorista. Os dois carros têm quadro de instrumentos digital, mas o do Q3 conta com mais opções de personalização.

Já a tela da central multimídia do XC40 é melhor. O tamanho é equivalente (9 polegadas no Volvo e 8,8” no Audi), mas a posição vertical adotada pela Volvo é melhor. Os dois são compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay.

No Q3 o interior é mais esportivo, o que inclui volante com base reta e bancos revestidos de Alcantara. Esse último item é opcional e custa R$ 4 mil.

Opcionais caros

A Audi cobra outros R$ 8 mil pelo controle de cruzeiro adaptativo, dispositivo que já está incluído no preço do XC40. No Volvo, além de guardar a distância para o carro da frente o recurso mantém o veículo na faixa de rolamento. Da mesma forma, a marca alemã cobra R$ 1.500 pela pintura metálica, que já está incluída no valor do SUV da marca sueca. Completo, o Q3 Black chega a R$ 232.990.

O XC40 leva vantagem ante o Q3 em dois quesitos “extra carro”: custo de revisões e seguro. As três primeiras revisões do Volvo saem por R$ 3.797, contra os R$ 4.658 cobrados pela Audi.

Nossas cotações de seguro também revelaram preços inferiores para o XC40, como pode ser visto no quadro abaixo. No geral, o modelo da Volvo se saiu melhor neste comparativo.


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