quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Assessoria de imprensa para escritório de advocacia

Assessoria de Imprensa: O que é e vale a pena fazer atualmente?

A assessoria de Imprensa em escritório de advocacia e outros setores econômico é um dos formatos de comunicação institucional mais tradicionais.

Essa atividade consiste, em resumo, em promover a relação entre um profissional/prestador de serviços e a mídia. Isto é, jornais, revistas, portais especializados, emissoras de rádio e televisão, influenciadores, entre outros.

Anos antes de blogs institucionais e redes sociais se consolidarem no dia a dia do público, a mídia tradicional era a grande fonte de referência para que determinada empresa ou profissional fosse vista uma “autoridade”.

Quando falo de “anos atrás”, não trato de muito tempo. Há apenas alguns anos as mudanças de comportamento dos consumidores se modificou para o digital. Podemos dizer que até 2015, por exemplo, as assessorias de imprensa eram muito requisitadas.

A grande questão agora é: faz sentido buscar por uma assessoria de imprensa atualmente? Mesmo com os trabalhos de divulgação cada vez mais no digital, aparecer como fonte de informação para um jornal, por exemplo, ainda pode ser útil para minha estratégia de marketing?

Entendendo a dinâmica de uma Assessoria de Imprensa

Uma assessoria de imprensa, geralmente, se compõe de uma equipe de jornalistas responsáveis por pesquisar temas e conteúdos relevantes relacionados direta ou indiretamente a seus clientes.

Com isso, sugerem pautas aos veículos de comunicação para que seus clientes sejam entrevistados como fonte nas matérias que serão veiculadas pela mídia.

Como é o trabalho de assessoria de imprensa

1 – O assessor de imprensa faz um briefing sobre o cliente, entendendo assim toda a realidade e expertise dele. Em seguida, pesquisa assuntos relacionados à sua área que possam servir como pauta e, consequentemente, ser publicado pelos veículos de comunicação. Diferentemente de um anunciante, ele não irá aparecer em um espaço de anúncio ou conteúdo publicitário, mas uma fonte genuína de informação para aquela matéria.

2 – O assessor irá preparar um Press Release, ou seja, um texto sobre algum assunto relacionado ao cliente e enviar para a redação do jornal. Nesse texto ele explica o tema proposto e a relevância da questão.

3 – Caso o jornal em questão tenha interesse no que foi sugerido pela assessoria de imprensa, então ele irá colocar o cliente dentro da pauta. Isso significa que, dentro daquela matéria, o cliente em questão irá aparecer como um entrevistado, como uma referência genuína sobre aquele assunto.

4 – A parte final é o Clipping. A cada fim de mês ou período pré-determinado, o assessor faz um apanhado de todas as matérias em que seu cliente saiu. Então, ele apresenta esse resultado ao cliente, o que comprova a efetividade do trabalho.

O mercado da assessoria de imprensa

Por muito tempo, as assessorias de imprensa foram o principal formato de divulgação e do que hoje conhecemos como “criação de autoridade”. Se hoje o intuito é alcançar as primeiras posições do Google, há alguns anos o objetivo era agradar os jornalistas do grande veículo do país.

Era muito comum ver um restaurante recém-aberto, por exemplo, trabalhando muito com seus assessores para que um texto sobre seus pratos aparecesse em algum caderno de gastronomia especializado da sua cidade.

Também, inaugurações de lojas em grandes shoppings e temas relacionados à moda eram motivos de estratégias minuciosas por parte dos assessores. Muitas vezes, enviavam Press Kits, faziam eventos de lançamento e testes de produtos para jornalistas e influencers da Internet. Assim, esses formadores de opinião construíam o “Hype” da marca em questão. Com isso, as marcar também podiam definir o valor daquela novidade para o público consumidor.

assessoria de imprensa para escritórios de advocacia

A assessoria de imprensa para escritórios de advocacia

No caso dos advogados, muitos eram e ainda são fonte de reportagens de rádio e televisão, além dos portais especializados. Atualmente, muitos criminalistas que atuam em causas de grande repercussão possuem assessores de imprensa ágeis e bem preparados. Afinal, os programas policiais frequentemente procuram por esses advogados como fonte de entrevista.

Em minha carreira como repórter de rádio já passei por situações em que os assessores nos auxiliavam com as informações. Por exemplo, um julgamento no Tribunal do Júri que acontecia há dias e que era impossível acompanhar tudo sem deixar algum detalhe importante escapar. Com o suporte da assessoria, era muito mais fácil conseguir informações mais precisas.

Independente da área, quando um advogado tem uma boa assessoria, as redações dos veículos de comunicação frequentemente o procuram. Claro que, quando o assunto se relaciona com a área do profissional.

Marketing Digital x Assessoria de Imprensa para escritório de advocacia

É muito comum ouvir dos profissionais de marketing atualmente que o Marketing Digital eliminou completamente a utilidade das assessorias de imprensa, de que ninguém mais precisa de jornalistas, ou que uma informação de um blog elimina a relevância de um jornal.

Será mesmo?

Vantagens e desvantagens do marketing digital

O marketing digital sem dúvida dominou o mercado recentemente. Com ele você consegue mensurar resultados. Ter um blog institucional relevante e bem ranqueado no Google é ótimo e deve ser uma estratégia adotada pelas empresas. E essa é uma tarefa do profissional de marketing digital.

Suas estratégias de marketing digital podem ajudar a atrair visitantes para suas plataformas. Muitos profissionais do marketing acabam escrevendo exclusivamente pensando no buscador do Google, em palavras-chave. É definitivamente uma estratégia que funciona.

No entanto, com ferramentas de SEO cada vez mais evoluídas, não é incomum ver que, na hora de fazer um texto, o resultado pode ser algo completamente mecânico, que irá estar dentro de uma estrutura agradável para os buscadores, mas para quem procura um “algo a mais”, ainda falte alguma coisa.

Por isso, o que considera a opção mais eficiente é juntar ambas as atividades. Veja as vantagens de ter uma assessoria de imprensa em seu escritório de advocacia.

Vantagens da Assessoria de imprensa

Temos de separar o que é conversa e o que é real . Ocorre que muitos profissionais do marketing digital não são jornalistas ou não tem a preparação necessária para assumir a função de relacionamento com a mídia. Isso porque, geralmente eles tem uma formação muito mais voltada para a gestão de mídias sociais, SEO, etc.

A realidade é que o marketing digital e a assessoria podem trabalhar conjuntamente. Assim, você pode investir em SEO, mídias, marketing de conteúdo e também ter também reportagens falando sobre sua atuação.

Dessa maneira, você terá ainda mais credibilidade. Afinal, não é você falando sobre seu negócio, mas um veículo de comunicação ou influenciador digital que checou todas as informações com isenção e o colocou dentro de um contexto informativo.

Uma assessoria de imprensa irá ajudar muito na questão do convencimento dos visitantes para uma nova etapa de consumo, em que a consideração da compra irá levar em conta a credibilidade oferecida pelo prestador de serviços.

É importante entender também que um trabalho de assessoria de imprensa pode elevar a qualidade de suas peças de comunicação, texto e reputação perante o mercado.

Contar com profissionais de marketing e jornalistas com experiência de um mercado mais exigente e até mesmo sofisticado, em que cada release era feito com muito planejamento, poderá não ser mensurável da mesma forma que a escrita para o SEO, mas com certeza trará uma sofisticação e um grau de refinamento maior para a imagem institucional do seu escritório/empresa.

Fora isso, os portais especializados, jornais, influenciadores, colunistas sociais, entre outros, podem ser uma ótima fonte de “Link Building”. Assim, seu escritório aumenta o tráfego na internet e a credibilidade do seu site na consideração do Google.

Como medir a efetividade da assessoria de imprensa em escritório de advocacia?

Essa é talvez uma das partes mais discrepantes do Marketing Digital para as Assessorias de Imprensa.

Enquanto no Marketing Digital temos várias ferramentas para medir o retorno sobre investimento (ROI) e estamos acostumados com métricas, na assessoria o trabalho se volta para uma construção de imagem muito mais sútil e subjetiva.

Por este motivo, se indica alinhar bem as expectativas com os profissionais de ambas as partes e entender que é um trabalho de médio e longo prazo, especialmente para o último.

Neste sentido, recomenda-se que empresas de maior porte possam aderir às assessorias, ou profissionais que já tenham um orçamento estabelecido para o marketing e compreendam que o retorno será uma construção de imagem perante o público e não em números envolvendo diretamente o seu lucro no período das ações.

Ademais, se recomenda alinhar a potencialidade exponencial do marketing digital, com o capricho de uma assessoria de imprensa com profissionais que pensem a construção de imagem de uma forma mais clássica e até mesmo artesanal.

União de marketing digital e assessoria de imprensa

Na Lide Digital, procuramos buscar um conceito amplo de comunicação, que envolva os dois universos de forma qualificada, visando o curto, médio e longo prazo.

Também convido aos advogados e advogadas a conhecerem o primeiro Livro sobre Marketing Jurídico Digital, que trata dos fundamentos e estratégias pertinentes para advogados em todo o país, neste link.

Na publicação marketing jurídico digital: conceito e prática existem conceitos técnicos e acadêmicos sobre marketing que são aplicáveis na rotina dos escritórios. Bem como dicas práticas que serão úteis tanto para advogados experientes no universo digital quanto aos iniciantes

Escrito por: André Rogal – Especialista em Comunicação Digital e E-Branding pela PUCPR, autor do Livro Marketing Jurídico Digital – Conceito e Prática – 2019 e fundador da Lide Digital.

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