segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Valor de multas de trânsito pode ser direcionado ao tratamento de câncer de mama

O Projeto de Lei 5033/20 quer destinar 10% da receita arrecada com multas de trânsito ao financiamento do tratamento de câncer de mama no Brasil, realizado em hospitais públicos ou conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo texto, o dinheiro será depositado mensalmente na conta do Ministério da Saúde.

A proposta é da deputada Rejane Dias (PT-PI) e tramita na Câmara dos Deputados.

LEIA MAIS

guarda aplica multa foto jair ferreira belafacce shutterstock
Código de Trânsito estabelece que a receita arrecadada com as multas deve ser aplicada em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito (Foto: Jair Ferreira Belafacce | Shutterstock)

Citando dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a parlamentar afirma que a expectativa é que, para cada ano do triênio 2020-2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, mas que faltam recursos públicos para assegurar o tratamento necessário.

“A ideia é garantir a recuperação dessas mulheres com recursos públicos arrecadados com as multas de trânsito, além da dotação orçamentária vigente”, defende Rejane Dias.

O projeto inclui a nova previsão no Código de Trânsito Brasileiro e na Lei Orgânica da Saúde.

Atualmente, o Código de Trânsito estabelece que a receita arrecadada com as multas deve ser aplicada em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. Do montante de todas as multas, 5% devem ser repassados hoje ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito.

O post Valor de multas de trânsito pode ser direcionado ao tratamento de câncer de mama apareceu primeiro em AutoPapo.


Valor de multas de trânsito pode ser direcionado ao tratamento de câncer de mama foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.