O Projeto de Lei 4347/20 quer alterar o Código de Trânsito Brasileiro para punir o proprietário de carro abandonado em via ou estacionamento públicos. Considerada leve, a infração, segundo o texto, será punida com multa e remoção do veículo. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.
LEIA MAIS
- Desmanche de carros: como dar baixa e fazer o descarte da carcaça
- Carro recuperado: como descobrir se um veículo é fruto de sinistro
- Dono de carro rebocado deve receber aviso imediato, diz PL
O projeto considera abandonado o veículo não devidamente licenciado deixado em via ou estacionamento públicos e cujo estado de conservação ofereça risco à saúde ou à segurança da população.
O deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), autor do projeto, ressalta que o objetivo da alteração é dar tratamento adequado aos carros abandonados em locais públicos por longo período.
“Com o tempo, algumas partes enferrujam, acumulam água e todo tipo de sujeira, tornando-se foco de agentes transmissores de doenças. Em outras tantas vezes, esses veículos abandonados servem de esconderijo para assaltantes ou como abrigo para usuários de drogas”, exemplifica o deputado.
“O projeto não interfere no direto do proprietário de estacionar o veículo em vias e estacionamentos públicos pelo tempo que achar conveniente, desde que esteja devidamente licenciado e não ofereça riscos à coletividade”, acrescenta o autor.
O comportamento já é condenado em algumas cidades brasileiras, mas ainda não há uma determinação federal sobre o tema.
O post Carro abandonado poderá render multa e remoção apareceu primeiro em AutoPapo.
Carro abandonado poderá render multa e remoção foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.