Existem carros tão apagados que fazem algumas pensarem que nem é mais possível comprá-los novos, “0 km”. Alguns já tiveram boa aceitação, mas ficaram obsoletos. Outros nunca caíram no gosto do consumidor e, a cada ano que passa, tornam-se cada vez menos lembrados. Mas o caso é que todos eles permanecem no mercado.
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O AutoPapo enumerou 7 modelos que andam esquecidos. Apesar da falta de compradores, todos esses carros podem, ao menos em tese, ser adquiridos 0 km. Confira o listão!
Carros 0 km esquecidos pelos consumidores
1. Nissan Sentra
O Nissan Sentra está numa espécie de entressafra: a nova geração já foi lançada no exterior, mas a chegada ao Brasil atrasou devido à pandemia. Enquanto o lançamento não ocorre, as importações estão suspensas, uma vez que a fábrica que fornece o sedã ao mercado nacional, em Aguascalientes, no México, já produz o modelo atualizado.
Apesar disso, o atual Sentra permanece no site comercial da Nissan, com preços entre R$ 87.990 e R$ 108.990. Toda a linha é equipada com câmbio automático CVT e motor 2.0 de 140 cv de potência. A expectativa é que a nova geração desembarque no país em meados do ano que vem.
2. Citroën C4 Lounge
Em fim de carreira, o Citroën C4 Lounge agoniza no mercado brasileiro. Porém, ainda está vivo e segue figurando no portfólio de carros 0 km da marca francesa. O futuro do modelo, contudo, é nebuloso: ele, inclusive, não deverá ter sucessor direto quando for descontinuado.
Enquanto o fim da linha não chega, o C4 Lounge é disponibilizado em duas versões: Shine, por R$ 103.990, e na série especial 100 Anos, por R$ 107.490. O detalhe é que a primeira ainda faz parte da linha 2019 (a segunda já é 2020). Ambas são equipadas com câmbio automático de seis marchas e com o potente motor 1.6 turbo (THP) de 173 cv.
3. Renault Oroch
Primeira das picapes intermediárias do mercado brasileiro, a Oroch foi lançada em setembro de 2015, cerca de 5 meses antes da Fiat Toro, sua única concorrente direta. Porém, o pioneirismo não foi capaz de fazê-la cair nas graças do consumidor. Ao contrário da rival, que logo alcançou sucesso comercial, as vendas caminhonete da Renault nunca decolaram.
A Oroch ficou ainda mais apagada após a chegada da nova geração do Duster, pois não acompanhou a evolução do SUV do qual é derivada. De qualquer modo, a picape segue com uma gama até diversificada, com motores 1.6 de 120 cv ou 2.0 de 148 cv. Os preços da linha 2021 vão de R$ 71.990 a R$ 88.490.
4. Fiat Grand Siena
Outro sedã em fim de carreira é o Grand Siena. O modelo sobreviveu à morte do Palio, em 2018, do qual é derivado, mas está com os dias contados. A obrigatoriedade por lei dos do sistema de controle de estabilidade, que passará a vigorar em janeiro de 2022, será uma barreira intransponível para ele. As vendas, aliás, já vêm em constante declínio nos últimos anos.
Ex-líder do segmento de sedãs compactos, o Siena há muito está ofuscado por concorrentes mais jovens. A própria Fiat comercializa dois carros 0 km nessa categoria: a outra opção é o Cronos, que acabou canibalizando o mercado do “irmão”. Apesar disso, o modelo ainda tem duas opções de motorização: 1.0 de 75 cv e 1.4 de 88 cv. Os preços vão de R$ 51.290 a R$ 57.490.
5. Hyundai ix35
Quando o New Tucson, sucessor do ix35 em todo o planeta, foi lançado no Brasil, em 2016, a Hyundai informou que o modelo mais antigo permaneceria no mercado devido à alta demanda. Assim, o SUV continuou sendo montado em Anápolis (GO) pela Caoa.
Ocorre que, de lá pra cá as vendas minguaram: atualmente, o ix35 sequer aparece na listagem dos 50 carros 0 km mais emplacados do país, divulgada pela Fenabrave. Apesar disso, ele permanece à venda em duas versões, com valores entre R$ 101.990 e R$ 117.200. Ambas têm motor 2.0 de até 167 cv e câmbio automático de seis velocidades.
6. Mitsubishi ASX
É verdade que o Mitsubishi ASX teve dias de glória. Quando chegou ao Brasil, em 2010, o SUV ainda era novidade mundial e vendeu bem nos anos segues. Todavia, o tempo passou, novos concorrentes chegaram e o modelo pouco mudou. Hoje, assim como o Hyundai ix35, ele nem aparece no ranking de emplacamentos de carros 0 km.
No último mês de julho, a Mitsubishi reestilizou a dianteira do SUV e passou a chamá-lo de Outlander Sport. Essa ação serviu para diferenciá-lo do ASX convencional, que segue em produção como modelo de entrada, sem a “plástica facial”. O modelo é vendido em versão única por R$ 112.990, com motor 2.0 de até 170 cv e câmbio CVT.
7. Chevrolet Trailblazer
Com veículos como Amazona e Veraneio, a Chevrolet atua no segmento de SUVs desde que instalou-se no país. Aproveitando-se dessa tradição e da menor competitividade do mercado de algumas décadas atrás, a antiga Blazer teve grande aceitação. A sucessora Traiblazer, porém, nunca repetiu esse sucesso.
Já passaram-se 7 anos desde o lançamento, em 2013, mas o modelo sempre foi coadjuvante. Devido à baixa demanda, o motor 3.6 V6 a gasolina saiu do catálogo. De qualquer modo, o Trailblazer chegou à linha 2021 com as mesmas atualizações da S10. A versão Premier, única disponível, com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv, tração 4×4 e câmbio automático de seis marchas, custa R$ 269.850.
Fotos: Divulgação
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