Inspiradas na saga Star Wars, uma das mais badaladas séries de ficção científica cinema, a Yamaha lançou a edição limitada do scooter NMAX Star Wars em duas versões: Império Galáctico e Aliança Rebelde.
Sob franquia da Walt Disney Company, os scooters possuem nas laterais a inscrição “Edição Especial” escrito no alfabeto Aurebesh, adotado no universo Star Wars e visto nas espaçonaves, monitores e equipamentos dos filmes. A escrita, para os fãs da série, pode ser decodificada e traduzida.
A versão Império Galáctico, tem a cor preta e foi baseada nas TIE-Fighter, uma nave espacial militar fictícia, ágil e rápida, impulsionada por propulsores de íons gêmeos.
VEJA TAMBÉM:
- Honda Forza 300: scooter chega em breve ao Brasil
- Sete dicas para escolher um bom capacete de moto
- Motos Peugeot? Sim: novidades são fruto de negócio com a Mahindra
A versão Aliança Rebelde, na cor branca, traz intencionalmente na carenagem, traços de leve desgaste, como os apresentados nos caças estelares X-Wings Starfighters utilizados por Luke Skywalker, exatamente no conflito da Aliança Rebelde contra o Império Galáctico.
Motor e câmbio
O scooter NMAX 160 ABS, base das versões Star Wars, tem motor de 155 cm³ com um cilindro e refrigeração líquida. A potência atinge 15,1 cv a 8.000 rpm e o torque 1,47 Kgfm a 6.000 rpm.
Entretanto, para ganhar mais fôlego nas constantes reacelerações do trânsito e também mais velocidade nas retas, tem uma inédita solução de engenharia (para um scooter), no motor. Um mecanismo, que altera o tempo de abertura das válvulas (através de um dispositivo móvel elétrico), adequando a respiração do motor, conforme a necessidade.
Assim, até 5.000 rpm as válvulas funcionam em um ritmo privilegiando a força. Acima disso, as válvulas atuam com tempo de abertura diferente, facilitando a potência. O motor também conta com refrigeração líquida, com radiador disposto lateralmente e injeção eletrônica.
O conjunto mecânico fica acoplado a um câmbio automático, do tipo CVT, facilitando bastante a pilotagem.
Prós e contras
Para ajudar na tarefa, o painel totalmente digital, conta com o computador de bordo, além de uma luzinha de alerta para a hora da troca de óleo e das correias do câmbio.
Outra mordomia fundamental nos urbanos scooters, também está presente no NMAX 160 ABS: o porta-malas em baixo do banco, com capacidade para 25 litros, que também acomoda um capacete do tipo fechado.
O estilo mais esportivo da família MAX (como o foguete TMAX 560, não disponível no Brasil), entretanto, impôs algumas restrições. Por conta de uma arquitetura de quadro com tubos elevados, o NMAX 160 ABS tem um vão central bastante alto (como nas motos), que dificulta o embarque e desembarque, corriqueiro no uso urbano.
Por outro lado, proporciona um bocal de tanque de combustível, com capacidade para 6,6 litros, de fácil acesso, que permite o abastecimento sem descer, também como nas motos.
Outra comodidade está no confortável banco, com posição de garupa levemente mais elevada que ganha mais espaço e visibilidade. Porém, as rodas com aros de apenas 13 polegadas de diâmetro deixam o conjunto mais vulnerável nas irregularidades do piso.
Para compensar, os freios são ABS de série nas duas rodas, com discos de 230 mm em ambas. A suspensão dianteira tem 100 mm de curso e a traseira com duplo amortecedor, 90 mm de curso. A iluminação é em LED.
Preço do NMAX 160 ABS Star Wars
A tiragem do NMAX 160 ABS é limitada em 340 unidades, tanto para versão Império Galáctico, quanto para a versão Aliança Rebelde, com preço sugerido de R$ 13.400, somente pelo site oficial da Yamaha (clique aqui).
Fotos Yamaha | Divulgação
O post Yamaha NMAX 160 ABS Star Wars: o scooter das galáxias apareceu primeiro em AutoPapo.
Yamaha NMAX 160 ABS Star Wars: o scooter das galáxias foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.