As pastilhas de freio é um caso típico da manutenção corretiva custar muitas vezes mais que a preventiva. Porque se você continua rodando depois que ela chegou ao final, além da pastilha, você vai ter que trocar também os discos de freio, que custam muito mais.
Alguns automóveis têm uma luz de alerta no painel que acende quando a pastilha está chegando no final. Mas é bom lembrar que a maioria dos carros não tem. E as pastilhas tem que ser verificadas a cada 10 mil ou até a cada 5 mil quilômetros, pois é uma inspeção rápida que se faz dois ou três minutos sem desmontar nada do carro.
As pastilhas de freio tem uma base de aço e, colada nela, o material antifricção. Esse material é que, pressionado contra o disco, faz o carro parar. Lembrando que a sua espessura mínima deve ser de 2 milímetros. Se a pastilha não for substituída na hora correta, esse material de fricção chega ao fim, o aço passa a ser pressionado contra o disco, e aí, adeus discos de freios.
O post Pastilhas de freio: verifique o estado delas periodicamente apareceu primeiro em AutoPapo.
Pastilhas de freio: verifique o estado delas periodicamente foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.