terça-feira, 8 de setembro de 2020

Eleitor com deficiência visual poderá ouvir nome do candidato na urna

Deficiente Visual
Créditos: Zolnierek / iStock

Nas Eleições 2020, pela primeira vez, os eleitores com deficiência visual vão poder ouvir o nome do candidato após digitar o número correspondente na urna eletrônica. O recurso de sintetização de voz transforma o texto em som e simula como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento.

Até as últimas eleições, a urna emitia mensagens gravadas que indicavam ao eleitor com esse tipo de deficiência o número digitado, o cargo para o qual estava votando e as instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”. Eram mensagens pré-gravadas, instaladas no equipamento para melhorar a experiência desses votantes.

Mas, pelo fato de as mensagens serem gravadas previamente em estúdio, havia uma limitação: como em um pleito concorrem milhares de candidatos e, ao longo do processo eleitoral, muitos deles são substituídos, seria inviável gravar os nomes de todos os concorrentes.

Com informações do TSE.


Eleitor com deficiência visual poderá ouvir nome do candidato na urna foi publicado primeiro em: https://juristas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.