O trânsito é fonte de estresse para muita gente e causa de desgaste para muito carro. Mas é possível minimizar os efeitos dos engarrafamentos e congestionamentos – cada vez mais demorados – em pessoas e veículos. Reunimos algumas dicas de como cuidar do seu automóvel, sobreviver ao tráfego numa boa. E evitar uma gastrite!
LEIA MAIS
- Falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes de trânsito
- Viagem de carro: confira dicas de manutenção e itens imprescindíveis
- Furar barreira sanitária é infração de trânsito? Dá multa?
1. Start/stop fake?
Ligar e desligar o motor não vale a pena no anda-e-para do trânsito. A prática desgasta a bateria e pode até diminuir a vida útil da peça. Além disso, sobrecarrega também o motor de arranque.
Só desligue o carro se o trânsito parar mesmo de vez, ou se estiver dentro de um túnel ou passagem subterrânea. Ou então, apela para um carro com start/stop de verdade.
2. Leveza nos movimentos
Em engarrafamentos, evite acionar os pedais de forma brusca. Acelerar forte para ter que parar 10 metros depois só faz aumentar o consumo de combustível e forçar os componentes do motor. Frear em cima da hora também compromete a vida útil das pastilhas e faz o carro beber mais.
Mas também nada de “escorregar” a embreagem. Ao soltar muito devagar o pedal da esquerda enquanto o veículo está em movimento sacrifica peças como disco e platô.
3. Aqueles péssimos hábitos no trânsito…
Por falar em embreagem, nada de descansar o pé no pedal. O peso pode acionar o sistema e desgastar os componentes já citados. Aquela mão boba em cima da alavanca de câmbio o tempo todo também é ruim para o conjunto: força itens como trambulador, engrenagens e anéis sincronizadores.
Ah, e não volte a ser criança: mexer o volante para lá e para cá ou batucar na direção com o veículo parado é ruim para o veículo.
4. Câmbio automático em congestionamentos
Mudar a toda a hora a transmissão automática do “D” (drive) para “N” (neutro) a cada parada no congestionamento é outro fator de desgaste de conjunto. Só passe para o “N” quando perceber que a espera vai levar mais de cinco minutos, por exemplo.
5. Freio de estacionamento ou no pedal?
Mantenha distância do carro da frente para evitar recorrer ao pedal com tanta frequência durante o anda-e-para. Quando ficar parado, prefira o freio de mão. Se estiver em uma ladeira ou trecho de serra, também recorra ao freio de estacionamento, seja na subida ou na descida.
6. O carro pode ferver?
Se você faz o monitoramento e manutenção do sistema de resfriamento direitinho, não. Se o carro estiver com água e aditivo próprios no radiador, a peça estiver sem vazamentos e a tampa do reservatório estiver devidamente fechada, dificilmente o líquido de arrefecimento vai entrar em ebulição.
De qualquer modo, se a luz da temperatura acender no painel, pare imediatamente e desligue o carro.
7. Música ambiente
Escolha uma estação de rádio que você curta ou toque aquela playlist que te relaxa. Músicas clássicas e lentas, segundo especialistas, são as ideais para os engarrafamentos. Porém, psicólogos também comentam que o que relaxa mesmo é a canção que o motorista mais aprecia. Talvez, um rock possa te libertar.
- Você viu? Laboratório de neurociência da Inglaterra descobriu as 10 músicas mais relaxantes do mundo
8. Alongamentos ao longo de congestionamentos
Durante as paradas, tente esticar os membros superiores e inferiores, e dar aquela alongada no pescoço. Fazer movimentos suaves com a cabeça, mãos e pés também ajudam o sangue a circular e aliviam as tensões.
9. Não caia na pilha
Engarrafamentos são terrenos férteis para os espertalhões e malandros que acham que a pressa deles é mais importante que a sua. Não bata boca nem se estresse com pessoas com carro em movimento no acostamento ou na contramão, tampouco com o cegueta atrás de você que não baixa o farol alto. Não vale a pena.
10. Água é item essencial em um congestionamento
Tenha sempre uma garrafa de água e víveres dentro da sua bolsa ou mochila a bordo. A hidratação ajuda no metabolismo do corpo e também contribui para você relaxar. Um biscoitinho ou snack pode não ser saudável, mas vai aliviar a fome – afinal, você não sabe quanto tempo pode mofar no engarrafamento.
11. Pit-stop
Veja se não vale a pena dar uma parada em algum estabelecimento no caminho para deixar o trânsito fluir. De repente um shopping, antecipar as compras no mercado ou mesmo fazer um lanche em uma loja de conveniência.
12. Mexer no celular em engarrafamentos dá multa
Mesmo com o veículo parado, manusear ou falar ao celular continua como infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
O post Como sobreviver em engarrafamentos apareceu primeiro em AutoPapo.
Como sobreviver em engarrafamentos foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.