quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Como o marketing digital pode reduzir custos da concessionária?

Tempo de leitura: 9 minutos

Reduzir custos da concessionária deve ser um tema sempre presente no radar, independentemente de momentos de recessão econômica. Isso porque problemas de gestão e de uso inadequado de ferramentas tecnológicas podem se instalar a qualquer tempo.

Neste momento pós-pandemia é especialmente importante otimizar os custos, mas a melhor maneira de fazer isso é a partir de um estudo do cenário e com planejamento. Afinal, para além de cortes, a redução deve ser ajustada ao funcionamento da concessionária e cada empresa tem sua própria realidade.

Então, lembre-se que a pandemia afetou o mercado automotivo de surpreendentes formas: empresas de compartilhamento de carros sofreram com o isolamento social das pessoas; empresas que desenvolviam carros autônomos tiveram de suspender seus testes de aperfeiçoamento tecnológicos em estradas; e até mesmo fábricas de automóveis obsoletas na Europa podem ter de fechar.

O contexto é complexo, por outro lado o uso da internet pelas pessoas foi intensificado e as concessionárias podem usar o marketing digital para tirar benefícios disso.

Desse modo, usar a tecnologia para gerir a loja e otimizar os custos sem impactar tanto o orçamento é, sim, possível. Aliás, essa é a melhor resposta que uma concessionária pode elaborar a partir da crise e voltar a operar sem medo no mercado.

No post de hoje, vamos explorar alternativas possíveis para reduzir custos da concessionária e os efeitos esperados delas. Confira quais são e veja suas possíveis aplicações dentro da perspectiva da sua concessionária.

Localize e ajuste processos poucos produtivos

Como o marketing digital pode ajudar com isso? Ações de uma estratégia de marketing digital podem fazer com que o atendimento aos potenciais clientes seja melhor conduzido até o fechamento da venda.

Vamos pensar que se trata de buscar alternativas de tecnologia para ajustar processos que causam retrabalho, gastos excessivos de tempo e esforço dos profissionais da concessionária.

Nesse aspecto, a passagem de um potencial cliente do atendimento à vendas deve ser ajustado por meio da estratégia de marketing digital, que envolve prospecção, atração, geração e tratamento de leads.

Assim, com o fluxo da jornada dos clientes sendo melhor conduzido, a concessionária ganha velocidade, diminui falhas e evita retrabalho. Refazer para acertar é algo comum quando as necessidades do cliente não são compreendidas e ocorre ruído na comunicação.

Antes de tudo, é fundamental analisar a situação da loja e compreender os gargalos do processo de atendimento e vendas. Em seguida, o marketing digital vai trazer inteligência administrativa para ajustá-los e reduzir custos da concessionária.

Homem de terno ao lado de um carro. Ele sorri e segura um celular enquanto desabotoa o blazer.
Conduza o fluxo da jornada dos clientes, ganhe velocidade, diminua falhas e evite retrabalho.

Atualize o modelo de negócio

Como o marketing digital pode ajudar? Consolidando uma mentalidade voltada para o modelo digital.

Empresas do mercado nacional ainda enfrentam dificuldades para migrar para o digital, com as concessionárias não é diferente. O desafio é justamente saber como conduzir essa transformação e entender que as lojas não deixam de existir fisicamente, mas passam a operar efetivamente no ambiente on-line.

Para atualizar o modelo de negócio é preciso uma mudança cultural e o marketing digital tem de fazer parte das operações da empresa definitivamente. 

Neste ponto, o importante é enxergar a necessidade de ter processos automatizados e reconhecer os benefícios. O marketing digital pode reduzir custos da concessionária com:

  • aquisição de clientes;
  • manutenção de clientes;
  • equipe de vendedores;
  • serviços de manutenção do showroom digital;
  • gestão de contatos de clientes.

Um artigo do The New York Times, publicado em maio, apresentou uma perspectiva sobre o futuro da indústria automotiva e a pandemia: a expectativa é que as empresas que consigam sobreviver à crise após a pandemia passem por uma adaptação “darwiniana”.

Então, a ideia de mudança está mais forte do que nunca e os processos de transformação para o modelo digital que já estavam em curso foram acelerados pela crise.

Mantenha relações estreitas com o clientes

O marketing digital vai viabilizar isso. Como? Com estratégias que dão visibilidade para a concessionária nas redes sociais e disponibilizando outros pontos de contato on-line do comprador com a loja, como uma página de showroom digital — com inúmeras possibilidades de interação —, landing pages otimizadas para conversão e com chats on-line, entre outros recursos.

Com visibilidade para os clientes e permitindo a interação por meios digitais, a concessionária consegue manter-se sempre relevante nas considerações de compra, ou na busca por serviços, dos consumidores.

Isso ajuda a fortalecer a marca mesmo em um momento que a economia não está favorável aos negócios.

Nesse momento pós-pandemia, o comércio regional teve sua abertura aos poucos. No entanto, as concessionárias que já estavam em comunicação com o seu público. mesmo no período de baixa circulação de pessoas ou de fechamento de lojas, tiveram mais facilidade para voltar a operar.

Mantendo-se próximo ao cliente, tudo fica mais fácil, seja para fazer promoções, para dar saída ao estoque, implementar opções de delivery em produtos e serviços ou para colocar clientes em contato direto com vendedores por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

Adote ferramentas de tecnologia compatíveis

Neste ponto, falamos de integração de ferramentas. Que elas são necessárias, a esta altura já ficou evidente. A grande questão é a escolha delas.

Pode parecer que não faz sentido investir na aquisição de soluções digitais quando a ideia é reduzir custos da concessionária, mas quando consideramos os benefícios, a perspectiva muda.

A ferramenta ideal é aquela que os profissionais usam. Mesmo ferramentas com muitas promessas podem ficar obsoletas se não houve uso, ou tiverem um uso difícil. Falta de treinamento para os profissionais também é um obstáculo.

Quando é possível integrar as ferramentas, o custo para concessionária é menor. Assim sendo, a ideia por trás da integração é também alcançar autonomia para gestão do marketing digital e depender menos de terceiros para operar sua estratégia.

Com soluções integradas, a concessionária cria e publica seu próprio conteúdo on-line, consegue atualizar facilmente suas ofertas de carros nos portais de classificados, pode elaborar suas landing pages, anunciar promoções e gerenciar sua rede de leads e clientes.

Portanto, para escolher uma ferramenta é importante:

  1. Verificar os fluxos da loja que precisam de automatização;
  2. Buscar soluções disponíveis para isso no mercado;
  3. Avaliar quais se encaixam à rotina da concessionária;
  4. Observar se são compatíveis com as ferramentas que já operam.

Além disso, vale a pena analisar se têm um custo acessível, disponibilizam suporte e uso intuitivo.

Dois profissionais de concessionários, um homem e uma mulher. Os dois estão em pé em frente a um carro observando-o. Eles usam terno e a mulher segura uma prancheta.
A ferramenta ideal é aquela que os profissionais usam.

Priorize investimentos de receita em curto prazo

Os mecanismos de marketing digital operam pela tecnologia, mas existe uma gama de possibilidades. Dentro das ações possíveis a partir de uma estratégia digital existem aquelas voltadas para trazer receita em curto prazo e estas devem ser prioridade para reduzir custos da concessionária.

Promoções para vender os carros que estiveram um longo período no estoque podem ser dinamizadas por uma campanha de mídia paga, por exemplo.

Campanhas on-line para vender o estoque são importantes porque impactam os Custos Indiretos da concessionária, ou seja, o custo relativo ao tempo em que os carros ficam na revendedora.

É verdade que grandes players da indústria automotiva mundial ainda observam a realidade econômica para saber como e quando investir, mas a aposta em tecnologia nunca cessa.

As montadoras também acreditam na tecnologia, mas sofreram queda brusca nas vendas de automóveis e estão mais cautelosas. Provavelmente prefiram investir em tecnologia que traga receita em curto prazo, afinal esse é um caminho plausível.

Centralize dados e informações para reduzir custos da concessionária

Mais do que importante, é inevitável a adoção de softwares que viabilizem estratégias desenvolvidas para o ambiente on-line. Dito isso, o melhor é optar por sistemas especializados na realidade das concessionárias.

O software vai recolher e tornar visível dados atualizados e relevantes para a tomada de decisão, centralizando essas informações que formarão uma base para as ações estratégicas do marketing digital.

Tomar decisões com base em números é outro nível de operação. A concessionária trabalha com mais segurança e conhecimento sobre o que está fazendo.

A centralização das informações é um meio de reduzir custos da concessionária. Isso porque dá mais unidade para o trabalho dos profissionais, o que diminui as falhas e erros.

Quanto mais operacional e intuitivo um sistema, mais controle sobre o fluxo dos processos a concessionária tem e mais fundamentada torna-se sua estratégia digital.

Conclusão

Como vimos, otimizar custos com cuidado demanda observação, estudo, planejamento e, principalmente, tecnologia.

Não faz sentido deixar de investir em marketing digital quando é isso que vai manter a concessionária nos trilhos durante a crise e depois dela.

Adotar soluções de tecnologia para dinamizar as operações da loja é uma forma de inovar e inovação é uma alternativa para sustentar a empresa no mercado.

Uma concessionária precisa vender carros, afinal essa ainda é a principal fonte de lucros desse segmento de negócio no Brasil. Quando são enfrentados problemas de gestão e de integração de ferramentas, os obstáculos para retomada das atividades no mercado aumentam muito.

Por isso, são as iniciativas de hoje que vão contribuir para revigorar a operação da concessionária num futuro próximo e reduzir custos da concessionária é especialmente importante nessa trajetória.

Entenda outros desdobramentos dentro do tema assistindo ao bate-papo Como a Covid-19 está impulsionando as vendas digitais do setor automotivo?

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