terça-feira, 15 de setembro de 2020

Apenas metade dos bancos ainda possuem créditos do Pronampe

De acordo com levantamento realizado pelo G1, apenas nove bancos ainda possuem limite para conceder financiamento pelo Pronampe (Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Das 18 instituições financeiras autorizadas a realizarem a operação, 15 responderam à pesquisa feita pelo portal de notícias.

segunda fase do programa foi anunciada em 31 de agosto e passou a abranger, além das micro e pequenas empresas, os profissionais autônomos e liberais. Ao todo, R$ 14 bilhões foram disponibilizados via Pronampe, sendo R$ 12 bilhões oriundos do Fundo de Garantia de Operações (FGO) e o restante financiado pelas próprias instituições.

A Caixa Econômica Federal é o banco que possui o maior limite e ainda possui crédito disponível. Os bancos regionais, como o Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Banrisul também possuem limite para o financiamento. Completam a lista o BDMG, o Sicredi e o Banestes. O Banco Topázio e a Desenvolve MT ainda não iniciaram a operação com o Pronampe.

O Pronampe é uma linha de crédito criada em 2020 pela Lei nº 13.999/2020, oriunda do Projeto de Lei 1.282/2020, proposto pelo deputado Jorginho Melo, para auxiliar as micro e pequenas empresas a enfrentar os efeitos da crise causada pela pandemia de Covid-19. Por meio dele, as empresas podem tomar empréstimos de até 30% do valor da receita bruta anual de 2019. No caso de empresas abertas há menos de um ano, o limite é alterado para 50% do capital social ou 30% da média do faturamento mensal.

Fonte: Dr. Fiscal


Apenas metade dos bancos ainda possuem créditos do Pronampe foi publicado primeiro em: https://juristas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.