De acordo com levantamento realizado pelo G1, apenas nove bancos ainda possuem limite para conceder financiamento pelo Pronampe (Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Das 18 instituições financeiras autorizadas a realizarem a operação, 15 responderam à pesquisa feita pelo portal de notícias.
A segunda fase do programa foi anunciada em 31 de agosto e passou a abranger, além das micro e pequenas empresas, os profissionais autônomos e liberais. Ao todo, R$ 14 bilhões foram disponibilizados via Pronampe, sendo R$ 12 bilhões oriundos do Fundo de Garantia de Operações (FGO) e o restante financiado pelas próprias instituições.
A Caixa Econômica Federal é o banco que possui o maior limite e ainda possui crédito disponível. Os bancos regionais, como o Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Banrisul também possuem limite para o financiamento. Completam a lista o BDMG, o Sicredi e o Banestes. O Banco Topázio e a Desenvolve MT ainda não iniciaram a operação com o Pronampe.
O Pronampe é uma linha de crédito criada em 2020 pela Lei nº 13.999/2020, oriunda do Projeto de Lei 1.282/2020, proposto pelo deputado Jorginho Melo, para auxiliar as micro e pequenas empresas a enfrentar os efeitos da crise causada pela pandemia de Covid-19. Por meio dele, as empresas podem tomar empréstimos de até 30% do valor da receita bruta anual de 2019. No caso de empresas abertas há menos de um ano, o limite é alterado para 50% do capital social ou 30% da média do faturamento mensal.
Fonte: Dr. Fiscal
Apenas metade dos bancos ainda possuem créditos do Pronampe foi publicado primeiro em: https://juristas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.