O âmbito jurídico não está entre os mais simples. Além de entender as questões legais, o advogado precisa se preocupar com o espaço físico para executar suas ações, buscar novas formas para se destacar, administrar as finanças e encontrar maneiras de captar clientes na advocacia.
Dessa forma, o advogado não pode – e nem deve – apenas se preocupar com os processos em andamento e com a rotina administrativa do seu escritório, mas também com as estratégias para captar clientes na advocacia sem atingir o Código de Ética da OAB.
No entanto, as limitações estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil fazem com que muitos profissionais acreditem que não podem ir muito além de ter uma fachada bonita ou um cartão de visitas criativo. Mas essa ideia deve ser desmitificada.
O marketing jurídico reúne uma série de estratégias que auxiliam na captação de clientes e que não interferem no Código de Ética da OAB. Neste artigo, preparamos 6 dicas infalíveis para você, advogado, atrair novos clientes para o seu negócio. Continue lendo e confira!
Como captar clientes em escritórios de advocacia?
Que captar clientes na advocacia é uma estratégia necessária não é uma novidade, certo? Afinal, os advogados precisam se manter de alguma forma, além de terem como objetivo a construção de uma marca relevante no mercado.
Para isso, confira 6 práticas responsivas que podem auxiliar – e muito! -a captar novos clientes para o seu escritório:
1. Crie um cartão de visitas para captar clientes na advocacia
Os profissionais que atuam na área jurídica, administração e gestão empresarial passam boa parte do tempo inseridos no escritório. Por isso, criar um cartão de visitas e apenas com informações necessárias faz toda a diferença.
Embora esse tipo de estratégia para captar clientes na advocacia seja bem popular, a vantagem é que ela possui um ótimo custo-benefício e pode ser utilizada em locais físicos, como eventos jurídicos, seminários, palestras e por aí vai. Mas, vale certificar-se de:
- Design: tudo bem não entender muito sobre design. Para isso, procure um profissional que tenha uma boa experiência de mercado e que consiga refletir a identidade da sua marca;
- Material: a advocacia exige seriedade. Por isso, é válido investir em um material com mais qualidade, para que os potenciais clientes sintam firmeza ao pegar o cartão;
- Cores: nada de muito extravagante. É preciso passar credibilidade. Além disso, a OAB restringe tonalidades exuberantes em ações do marketing jurídico, como empresa de tratamento de água.
2. Faça networking
Outra estratégia bem eficiente para captar clientes na advocacia é a construção de um bom networking. Afinal, por meio de uma rede de contatos bem estruturada, é possível não só conseguir indicações, mas também ter o seu nome disseminado no mercado.
Para isso, frequente eventos, marque presença em palestras e seminários, tenha contato com os colegas da faculdade e professores… Enfim, ter parceiros no âmbito jurídico é fundamental.
Além disso, parceiros comerciais não só indicam os demais, como também oferecem suporte na atividade jurídica.
3. Tenha um site ou blog para captar clientes na advocacia
A internet revolucionou as formas de se fazer negócio. Hoje, empresas que desejam se destacar precisam contar com as plataformas digitais, uma vez que a grande parte dos consumidores navegam pela internet.
Por isso, podemos afirmar, com segurança, que marcar presença na internet é tão importante quanto criar um cartão de visitas e uma identidade visual para captar clientes na advocacia. Contudo, não basta apenas criar um site e não alimentá-lo. Ele precisa ser:
- Objetivo;
- Funcional;
- Responsivo;
Lembre-se também da importância da produção de conteúdos informativos e relevantes, principalmente no âmbito jurídico. Ofereça artigos que informem, eduquem e tirem dúvidas dos consumidores, a fim de criar uma relação próxima com o público do seu negócio.
A produção de conteúdos informativos, além de aumentar a credibilidade e o engajamento entre os usuários, contribui com o alcance de posições relevantes nos mecanismos de busca, assim como o Google.
4. Esteja presente nas redes sociais
De acordo com o relatório Global Digital Statshot 2019, realizado pelas empresas Hootsuite e We Are Social, atualmente 3,5 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais ao redor do mundo.
Diante desse cenário, é quase impossível negligenciar a importância das redes sociais para captar clientes na advocacia, visto que os seus potenciais clientes certamente estão lá. Para advogados, as plataformas mais indicadas são o Facebook e o Instagram, além de, claro, o Linkedin.
Nesse sentido, utilize os canais para promover conteúdos informativos e relevantes, compartilhar dicas, sanar dúvidas de ímã de ferrite por meio de comentários e até mesmo para destacar a sua participação em palestras, eventos jurídicos e seminários.
O Linkedin, por exemplo, ao contrário do que muita gente pensa, pode ser um território muito fértil para captar novos clientes. Isso porque esse canal digital é exclusivamente corporativo, o que facilita a promoção de serviços.
5. Conte com uma marca que gere reconhecimento imediato
Outro ponto importante é contar com uma identidade visual consolidada. Caso você consiga escolher uma imagem sólida e aplicá-la a suas estratégias de marketing, além de passar confiança ao seu público, você consegue reconhecimento.
Em resumo, isso significa que quando um usuário encontrar uma peça ou imagem sua na internet, automaticamente ele vai reconhecer no mesmo instante.
6. Seja visto
Por último, e não menos importante, ser visto é essencial para ficar um passo a frente da concorrência e se manter em um mercado altamente competitivo. Sendo assim, sempre que possível siga as dicas abaixo:
- Participe de congressos jurídicos;
- Reuniões;
- Seminários;
- Simpósios;
- Eventos;
- E outros eventos especializados;
A presença física é muito importante para construir uma autoridade de mercado e ser reconhecido por profissionais da área. Mas, além de servir para ganhar visibilidade, também pode ser essencial para criar laços emocionais com os clientes.
Em outras palavras, eventos voltados a área são ótimas oportunidades para praticar o seu networking e falar sobre seus serviços.
Restrições na estratégia para captar clientes na advocacia
Por fim, é importante ressaltar que o Código de Ética da OAB deve sempre ser consultado antes de criar uma nova estratégia de marketing jurídico para captar clientes na advocacia. Nada do que for feito pode, sob nenhuma circunstância, induzir o público á compra.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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