A Volkswagen ficou vendo a banda passar durante 15 anos, sem tomar nenhuma atitude diante da explosão de utilitários esportivos (SUVs), detonada em 2003 com o Ford Ecosport e outra pilha de SUVs que vieram invadindo o mercado.
Antes tarde que nunca, chegou o T-Cross no final de 2018, com início de vendas em abril de 2019. E anunciou uma ampliação da gama com o Tarek a ser produzido este ano na Argentina, um pouco maior.
E o Nivus, pouco menor (plataforma do Polo, contra a do Virtus), com apresentação em conta-gotas desde o início deste ano com vendas efetivas em julho, entregas em agosto.
O VW Nivus será o modelo de entrada de uma gama de cinco SUVs VW no mercado brasileiro: o segundo é o T-Cross, um sucesso de vendas no primeiro ano de comercialização, depois virá da Argentina o Tarek (ou Tharu em outros países).
O quarto é a nova geração do Tiguan, já apresentado há dois anos. O topo da gama (quase 5 metros de comprimento, no lugar do Touareg) poderá ser o Atlas Cross Sport, uma versão “cupê” do Atlas que já existe nos EUA.
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Gêmeos
Coube à equipe de design da Volkswagen em São Bernardo do Campo, sob o comando do talentoso José Carlos Pavone – seu irmão gêmeo Marco Antonio, chefia o design da marca na Alemanha (êta família danada de competente!) – criar Nivus, também baseado na nova plataforma global MQB da VW. O VW Nivus tem o entre-eixos do Polo (2,57 m), 8 cm menor que o do Virtus/T-Cross (2,65 m).
Foi tanto capricho que os big-shots da matriz na Alemanha se entusiasmaram com o projeto e decidiram levar o Nivus também para o mercado europeu. Será produzido a partir de 2021 na Espanha.
‘Polão’
O VW Nivus pode ser definido como CUV (Crossover Utility Vehicle), um misto dos estilos SUV e Cupê. O nome estranho (“virilha” numa língua eslava?) já ganhou dois apelidos no Brasil. O menos ilustre é “Vírus” e o mais respeitoso é “Polão”, pois plataforma e linhas remetem ao Polo.
Segundo a própria VW do Brasil, seu estilo é mais esportivo, menos “careta” que o T-Cross e acredita que, assim, vai atrair um público mais jovem.
Entretanto, diversas nuances do Nivus não refletem a esportividade insinuada pela fábrica para o pretendido contraponto com a “caretice” do T-Cross.
Motorização
Enquanto o “careta” T-Cross oferece dois motores, 1.0 com 128 cv e 1.4 de 150 cv, ambos turbinados, o “descolado”VW Nivus só foi apresentado com o 1.0. Numa categoria de compactos, 22 cv fazem diferença.
Mais importante ainda que o tamanho do haras, são os 5 kg adicionais de torque no motor 1.4: 25,5 kgfm contra 20,4 kgfm. Ou seja, o “jovem” Nivus vai levar rasteira do “careta” T-Cross.
Porta-malas
Para compensar o entre-eixos menor, a turma do Pavone esticou o balanço traseiro (carroceria atrás do eixo) em 14 cm. O primeiro resultado foi um comprimento total de 4,26 m, 6 cm maior que o do T-Cross (4,20 m). Outra consequência foi um razoável ganho no volume do porta-malas, que passou de 373 litros para 415 l no Nivus.
Então, no frigir dos ovos, a versão família” (T-Cross) perde preciosos 42 litros de porta-malas para o cupê destinado aos jovens…
Câmbio automático
Os dois SUVs da Volkswagen são equipados com câmbio automático. Perfeito: é a tendência do mercado, mais de 50% dos carros vendidos no Brasil já não são mais equipados com o pedal de embreagem.
Entretanto, até mesmo no complicado e exigente mercado norte-americano, onde o câmbio automático representa mais de 95% das vendas, os raros casos de caixa manual estão exatamente nos modelos esportivos.
A VW do Brasil deve ter seus – não revelados – motivos de ordem operacional (manufatura, homologação, fornecedor, calibragem) para privar a versão com design “esportivo” do câmbio manual, mas soa estranho…
Ou será que a fábrica esconde jogo e lançaria num momento mais oportuno um Nivus (GTS?) com motor 1.4 e câmbio manual?
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