Existem vários vídeos na internet e circulando nas redes sociais que mostram, muitas vezes, jipeiros enchendo pneu com fogo. É comum também ver borracheiros fazendo isso em pneus de caminhão. Não é truque da internet, mas, na verdade, a explosão não enche o pneu: ela o coloca no lugar em caso de destalonamento.
Como é feito?
Quando acontece o destalonamento, o pneu “desencaixa”, mas continua montado na roda. Assim, ele esvazia instantaneamente. A ideia de usar um liquido inflamável (como gasolina ou WD-40) é provocar uma explosão e uma rápida expansão do ar dentro do pneu, colocando-o de volta no lugar.
Veja dois vídeos com exemplos:
Com gasolina:
Com WD-40
Para Alessandro Rubio, membro da comissão de segurança veicular da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), é realmente possível “inflar” o pneu com fogo, mas a prática está longe de ser recomendada.
“A explosão não é controlada: além dos riscos de queimadura, pode voar estilhaços”, alerta Rubio.
O engenheiro explica que existem ferramentas próprias para os borracheiros assentarem o talão do pneu nas rodas de forma segura para os veículos pesados. No caso dos carros de passeio, muitas vezes, o compressor de ar comum, daquele de calibrar pneu, é suficiente para encaixar o pneu corretamente.
O post Encher pneu com fogo é possível?! apareceu primeiro em AutoPapo.
Encher pneu com fogo é possível?! foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.