Você sabia que o clássico Mini poderia ter sido substituído pelo conceito 9X Hatchback? Também criado por Alec Issigonis, o modelo foi pensado para explorar ainda mais o princípio do uso criativo do espaço.
Apresentado em 1969, o possível sucessor do Mini tinha diferenciais importantes: era mais curto que o original, apresentava mais espaço no interior, possuía uma estrutura de carroceria mais moderna, assim como uma inédita tecnologia de motorização.
LEIA MAIS
- Edição limitada do Mini John Cooper Works virá para o Brasil
- Lembra do Romi-Isetta? E da Gurgel? Listamos 8 microcarros nacionais
- Os 10 maiores porta-malas dos hatches compactos
Mesmo com as vantagens listadas acima, o Mini 9X Hatchback não estava destinado a ser produzido em série e – a não ser pelo protótipo que aparece na foto – não saiu do papel.
O Mini Clubman foi lançado com um front end completamente remodelado e, com isso, o clássico Mini se manteve no mercado por mais três décadas. Hoje, o protótipo Mini 9X Hatchback está exposto no British Motor Museum em Gaydon, 65 quilômetros ao norte da fábrica da Mini em Oxford.
O design do Mini Clubman se manteve atemporal. O modelo de quatro portas atualizou o visual marcante com a nova linguagem da fabricante para a geração atual, que tem como destaque o Mini John Cooper Works Clubman All 4, lançado no Brasil em novembro de 2019.
Na dianteira, os tradicionais faróis arredondados são agora em LED Adaptativos, com luzes de condução diurna na cor cristal. O logotipo John Cooper Works está posicionado no canto esquerdo da grade frontal separada por um friso vermelho e os para-choques e capô ganharam novo desenho das tomadas de ar.
Na traseira, a tampa do porta-malas com abertura lateral divide as lanternas que receberam a disposição internas de luzes remetendo à bandeira do Reino Unido.
Fotos Mini | Divulgação
O post 9X Hatchback: o Mini que não saiu do papel apareceu primeiro em AutoPapo.
9X Hatchback: o Mini que não saiu do papel foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.