sexta-feira, 26 de junho de 2020

Como vender carros online em tempo recorde usando o CMS Autódromo

Tempo de leitura: 13 minutos

Para revendedores e concessionárias de automóveis, o futuro chegou mais rápido que o previsto. Em 2020, com a crise gerada pela pandemia da Covid-19 e o isolamento social a todo o vapor, o conceito de “vendas sem contato” ou de “vender carros online”, precisou ser adotado rapidamente para manter a mercado em movimento, ainda que em uma velocidade muito menor. 

No entanto, para muitas empresas do varejo automotivo, estar online não foi um processo tão simples. Aquelas que não tinham nenhuma maturidade digital, por menor que fosse, esbarraram em muitos desafios.

Pesquisa Brazil Dealership Benchmark, realizada pela AutoForce entre abril e maio de 2020, mostrou que maior parte dos varejistas do setor automotivo começou a adotar recursos digitais após a pandemia da Covid-19.

Elas viram que, diferentemente de outros setores, a venda de um veículo pela internet vai além da adoção de um “selinho” de delivery, como encontramos em bares, restaurantes ou mesmo no e-commerce de itens mais básicos, como livros e roupas.

Vender pela internet um bem de alto valor agregado e que ainda representa o sonho de muitos brasileiros – um veículo, seja novo ou seminovo – exige a entrega de uma nova experiência para o consumidor de carros.

Mas oferecer essa experiência envolve a superação de alguns problemas, como:

  • Criar um site para concessionárias ou revendas é caro e demorado demais;
  • Atualizar ofertas, banners e conteúdo é complicado;
  • Gerar leads, atendê-los e vender para eles é complexo;
  • Mensurar os resultados da internet é confuso.

Tudo isso se tornou ainda mais difícil em meio à pandemia da Covid-19.

E agora, mesmo conhecendo todos esses desafios, talvez você ainda não saiba como resolvê-los

Se você chegou até aqui, provavelmente já entende que a AutoForce pode ajudar sua concessionária a migrar para o varejo digital e a começar a vender carros online, mas ainda não deve entender bem como nós fazemos isso. Você também não sabe se as nossas ferramentas fazem sentido para o seu negócio.

Não se preocupe, pois a incerteza e o medo fazem parte de qualquer processo de mudança, principalmente em um período de tanta turbulência como o que estamos vivendo. É normal ter receio do novo, ainda mais quando não entendemos bem o que é esse novo normal e quem vai nos ajudar a chegar lá.

Criamos este post para ajudar você a enfrentar a incerteza e a perceber que a tão falada (e talvez temida) transformação digital não precisa ser encarada sozinha. 

Sua empresa não pode nem deve esperar mais para entrar de vez no mundo das concessionárias digitais. Estamos aqui para te ajudar a colocar as peças (e as ferramentas) no lugar certo.

Nas próximas linhas, vamos explicar como a implementação do CMS Autódromo, solução web para concessionárias e revendedores digitais, pode ajudar sua empresa a vender carros online já nas primeiras semanas. Vamos lá?

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Construa e ative seu showroom digital em minutos

Com o CMS Autódromo, os revendedores têm tudo o que precisam para dominar seu próprio marketing digital sem ter que depender de agências que também atendem a lojas rivais.

E o melhor: podem  ativar e disponibilizar um novo showroom digital na web em 15 minutos. 

Ao optar por uma plataforma CMS, sua concessionária ou revenda terá total autonomia para gerenciar o conteúdo do showroom digital sem precisar pedir a terceiros ou ter conhecimento em design ou programação.

Isso porque, com o CMS Autódromo, a revenda pode contar com layouts padronizados e já disponíveis, que variam de acordo com o guide de marca ou com com objetivo do negócio (venda de veículos novos, venda de veículos seminovos, página de oferta única, portal de consórcio, portal de grupo, etc.)

Acesse os sites no portal carmais.com.br

Ao adotar o CMS Autódromo, o grupo conseguiu gerar showrooms digitais para cada uma das suas marcas, além de um showroom de seminovos e um portal de grupo.

Cada uma dessas páginas pode ser gerenciada internamente na concessionária, que tem liberdade para alterar banners, preços, ofertas, CTAs, endereços, tudo de forma simples e prática.

Em um cenário como o que estamos vivendo, em que as informações mudam rapidamente, ter liberdade e autonomia para gerenciar as ofertas e outras informações de seu próprio showroom digital é essencial.

Torne online todos os setores da sua concessionária 

Um dos aprendizados que a Covid-19 trouxe para o varejo automotivo é que os resultados não podem depender apenas das vendas de veículos.

Durante o isolamento social, muitas concessionárias só puderam contar com a oficina e o setor de serviços para realizar o atendimento ao cliente.

No entanto, nem todas conseguiram aproveitar essa demanda, pois o atendimento online para esses setores não estavam disponíveis. A venda de veículos era a única informação disponível no showroom digital das concessionárias.

Com o CMS Autódromo, no entanto, é possível fazer com que todos os setores e serviços oferecidos pela sua concessionária ou revenda estejam online e acessíveis ao consumidor.

Como dissemos antes, o showroom digital gerado pelo CMS Autódromo se adequa às necessidades do negócio. Logo, se sua concessionária oferece serviços automotivos, é possível tornar o agendamento para esta área disponível no showroom digital. O mesmo para a área de seminovos, vendas diretas, consórcio, etc.

Pague apenas pela necessidade do seu negócio

Se você lembrar, um das principais objeções que um gestor de concessionária ou revenda encontra ao resolver adotar um posicionamento digital é:

“Criar um site para concessionárias ou revendas é caro e demorado demais”.

Sim, ainda encontramos empresas cobrando R$ 15 mil, R$ 30 mil para construir o site de uma concessionária ou revenda de veículos. 

E o pior: o custo de construção e ativação desse layout geralmente não engloba a manutenção e atualização de conteúdo, como imagens e ofertas.

Com o CMS Autódromo, a construção do seu showroom digital é modular. Ou seja: você paga apenas uma assinatura mensal pelos módulos que utiliza e, em compensação, conta não só com o showroom digital ativo e o acesso aos módulos da plataforma, mas também acompanhamento do time de especialistas AutoForce e nossa produção de conteúdo.

Criamos os planos Starter, Racer e Champion que se adequam melhor a cada tipo de concessionária, de acordo com a maturidade de cada empresa no ambiente digital. Para saber mais sobre nossos planos, fale com nossos especialistas aqui.

Ofereça a melhor experiência e encante o consumidor

Quantas vezes você já não se irritou ao entrar em um site com pop-ups e iscas de conversão em excesso, que atrapalham a navegação?

Uma boa experiência de compra não depende apenas da atração do consumidor. É preciso que ele saiba quais passos deve dar na jornada de compra.

Para isso, showrooms digitais precisam ser limpos e fáceis de navegar. Além disso, em um país em que boa parte da população já acessa a internet principalmente pelo mobile, ter um showroom digital que não apenas seja responsivo, mas projetado para a navegação no celular.

Se seu showroom digital não funcionar bem em um celular, aumentam as chances de você perder oportunidades de venda. 

Lembre-se de que objetivo do seu showroom digital é criar um caminho claro para que os usuários encontram o que desejam e convertam.

A tentação para inserir vídeos com som, muitos banners e pop-ups que estimulem a conversão é muito grande (trabalhamos com marketing, então nós sabemos!). Mas a maioria das pessoas está acessando seu showroom digital para procurar um carro novo ou usado ou agendar um serviço, então é isso que eles devem ver primeiro.

Por isso, todos os showrooms digitais gerados pelo CMS Autódromo foram projetados para uma navegação intuitiva, realmente focada nas necessidades do consumidor durante a jornada de compra. 

plataforma cms autódromo showroom digital jeep para vender carros online

Conecte a venda do início ao fim da jornada digital

Do início ao fim do funil de vendas, o Autódromo oferece toda a estrutura necessária para sua concessionária otimizar a gerenciar ações de marketing digital e vendas online.

Isso porque, além das funções nativas do CMs, sua concessionária também conectar o showroom digital (ou outras páginas) a outras ferramentas, como CRMs, DMS ou integradores de seminovos.

Acreditamos que as concessionárias devem ser autônomas na operação das suas estratégias de marketing e vendas. Por isso, estamos sempre trabalhando para que o Autódromo ajude as concessionárias a oferecerem toda a experiência de compra integrada.

Ofereça o financiamento no site

Uma das integrações mais recentes do Autódromo permite que as concessionárias ofereçam a simulação de financiamento de veículos para o consumidor diretamente no showroom digital.

Exemplo de integração entre showroom digital e ZFlow. Veja mais em automasterms.com.br

O usuário pode fazer uma consulta de crédito informando os dados pessoais, como CPF, o valor da entrada e o número de parcelas. Essas informações, coletadas a partir da integração entre o Autódromo e a plataforma ZFlow,  permitem ao consumidor ter acesso a opções de financiamento. Os dados da proposta também são enviados diretamente para a concessionária. 

Conheça todos os passos do seu cliente

Todos os dados internos, como dados demográficos, padrões de compra e informações do cliente podem ser usados ​​para direcionar de maneira minuciosa para guiar as estratégias de marketing e vendas on-line da concessionária.

Esses dados podem ser coletados pela concessionária por meio do dashboard do CMS Autódromo

Essas informações são valiosas para que a concessionária ou loja de veículos reconheça quem são e como se comportam seus consumidores, quais informações mais consomem e como dar destaque a cada uma delas na jornada de compra.

Entenda como a plataforma CMS Autódromo da AutoForce pode ajudar uma concessionária ou loja de veículos a vender carros online em poucos dias.

Transforme a atuação do seu time de vendas

Durante os últimos cinco anos de atuação no mercado automotivo, percebemos que, apesar de terem acesso às ferramentas digitais, nem sempre às concessionárias estavam preparadas para migrar para o modelo 2.0.

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O motivo? Simples: faltava cultura digital. Os vendedores e gestores não encaravam as vendas online como uma oportunidade real de crescimento para os negócios.

Foi pensando em mudar essa percepção cética sobre as vendas online que a AutoForce desenvolveu a metodologia Encantamento de Leads, que dá suporte às equipes de venda na construção de um processo de atendimento e qualificação dos leads gerados.

A metodologia garante a continuidade do processo de venda iniciado no showroom digital, permitindo que o consumidor tenha uma experiência de compra integrada e de qualidade.

Hoje, além da consultoria exclusiva sobre o Encantamento oferecida pelos Customer Success Managers da AutoForce, também disponibilizamos uma versão gratuita da metodologia no AutoForce Academy. Veja mais aqui.

Encontre novas estratégias sempre a uma call de distância

Bom, nenhuma dessas ferramentas que mostramos até agora pode parecer muito interessante se você não tiver como desenvolver uma estratégia para o uso. Afinal, sabemos que no mundo do marketing digital as coisas mudam rapidamente e nem sempre temos tempo para bolar novas ideias.

Mas investir na implementação do CMS Autódromo é muito mais do que investir em uma ferramenta. Hoje, garantimos que sua concessionária ou revenda com um planejamento estratégico para que consiga obter sucesso através do nosso produto.

Faz parte da essência do nosso time levar o cliente ao pódio. Por isso, nossos Customer Success Managers são responsáveis por acompanhar sua empresa e garantir:

  • A ativação e lançamento rápido do seu showroom digital: com apoio do nosso especialista em implementação, sua concessionária pode inserir informações no showroom e lançá-lo em até sete dias;
  • A extração do máximo de resultados da ferramenta: durante quatro semanas, nosso especialista em implementação acompanhará você no treinamento e uso da ferramenta;
  • O acompanhamento especialista no setor automotivo: nossos CSMs têm amplo conhecimento na ferramenta e na construção de estratégias digitais focadas no setor automotivo;
  • O suporte técnico necessário a qualquer momento: temos Heros disponíveis no chat da plataforma e no WhatsApp para você tirar todas as suas dúvidas.

Aumente a participação do varejo digital nas vendas

Tudo bem: você é uma pessoa difícil, que não se convence apenas com palavras. Você precisa de números. Pensando nisso, trouxemos também alguns exemplos sobre como a implantação do CMS Autódromo tem ajudado concessionárias de todo o Brasil.

Você pode saber mais assistindo também a gravação dos cases abaixo:

É possível salvar as vendas de veículos em 2020

Se tudo o que te apresentamos neste post ainda não foi o suficiente, veja a imagem abaixo:

Sim, o modelo de Concessionária 2.0, ou concessionária digital, já existia antes mesmo da pandemia. A Tesla já havia adotado o método de venda digital, na qual o consumidor ingressa no site da fabricante, paga e recebe o carro em casa, há muito tempo. 

Esse modelo só era encarado com muito ceticismo pelo varejo automotivo tradicional. Era sempre difícil, complexo, complicado demais se adaptar ao novo.

Mas, com as mudanças geradas pela pandemia, vender carros online está cada vez mais normal. Está cada vez mais necessário.

O início da retomada do mercado automotivo está logo ali, é apenas fazer a curva. Os dados mostram que, mesmo durante a pandemia, continuamos vendendo carros — em uma velocidade menor, é verdade, mas ainda vendendo. E essa venda foi online.

Saiba mais sobre a pesquisa Brazil Dealership Benchmark

No entanto, o que vamos encontrar na próxima jornada do setor depende muito da nossa coragem de decidir pelo novo ainda hoje.

Você está pronto para reconstruir o modelo de negócios da sua empresa? Está realmente decidido a encarar um novo varejo automotivo?

Se você precisa de ajuda para modernizar sua concessionária, conte com as soluções AutoForce. Clique abaixo e fale agora com um de nossos especialistas:

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