O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) tem oferecido diferentes soluções para os condutores brasileiros. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a agilidade do documento virtual pode auxiliar os novos motoristas e os habilitados que adicionaram uma nova categoria à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque, de acordo com o Departamento Nacional Trânsito (Denatran), é possível utilizar da Permissão para Dirigir (PPD) e da Adição de Categoria na CNH assim que o Departamento Estadual solicita a emissão do documento físico.
Para tanto, basta instalar o app e portar a CNH digital enquanto conduz o veículo. Como a versão virtual tem a mesma validade legal da CNH física, não é preciso aguardar que o documento chegue pelos correios.
LEIA MAIS
- Aprenda a cadastrar a CNH digital e quais são as funções do aplicativo CDT
- Veículos novos podem circular temporariamente sem placa, diz Denatran
- Confira as leis de trânsito alteradas pelo novo coronavírus
- Câmara aumenta validade e número de pontos da CNH
Em nota, o Denatran afirmou que “se o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) finalizou o processo e solicitou a emissão da PPD do candidato, é possível baixar o documento no CDT e dirigir normalmente”.
Para os casos de Adição de Categoria, o órgão explicou que a atualização da CNH eletrônica é automática e acontece sempre que o celular estiver conectado à internet. Isso, claro, depois da aprovação ser formalizada no sistema.
Assim como a PPD digital é válida para todos os efeitos, a CNH com categoria atualizada não depende de estar acompanhada do documento físico.
As confirmações são importantes porque durante o estado de alerta provocado pela Covid-19 os órgãos de trânsito têm operado de maneira reduzida, podendo causar atrasos na distribuição de PPD e CNH com Adição de Categoria.
Foto | AutoPapo
O post PPD e Adição de Categoria: posso conduzir antes da CNH chegar? apareceu primeiro em AutoPapo.
PPD e Adição de Categoria: posso conduzir antes da CNH chegar? foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.