Depois dos SUVs com as manutenções mais baratas, chegou a hora de ver quais modelos do segmento que mais vende no país exigem menos do seu bolso. Selecionamos os 10 hatches pequenos com as revisões mais em conta do mercado.
Novamente, consideramos a somatória do cobrado nas primeiras visitas de modelos subcompactos e compactos. Os valores são referentes ao cobrado nas seis primeiras revisões com preço fixo (de maio de 2020), com mão de obra inclusa e base em São Paulo. Vale lembrar que o ranking considera sempre a versão com a revisão mais barata dentro da linha.
1. Hyundai HB20 1.0
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 201,48 |
20.000 km | R$ 459,67 |
30.000 km | R$ 446,92 |
40.000 km | R$ 602,94 |
50.000 km | R$ 419,65 |
60.000 km | R$ 596,02 |
Total | R$ 2.726,68 |
A o novo HB20 foi recém-lançado já assumiu a ponta de hatch com manutenção mais barata. As seis primeiras revisões com preço fixo da do HB20 1.0 aspirado de 80/75 cv somam R$ 2.726,68. As visitas dos modelos com o 1.6 (130/123 cv) não são muito mais caras: no total, R$ 2.899,33. Só as versões com o 1.0 turbo de 120 cv saem um pouco da curva (mas nem tanto), com custo de R$ 3.188,97 até os 60 mil km.
2. Nissan March 1.6
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 249 |
20.000 km | R$ 599 |
30.000 km | R$ 409 |
40.000 km | R$ 599 |
50.000 km | R$ 409 |
60.000 km | R$ 599 |
Total | R$ 2.864 |
Justiça seja feita, o March perdeu o posto de hatch com as revisões mais baratas porque não tem mais sua versão menos potente. Desde o início do ano, o compacto só sai da fábrica de Resende (RJ) com o motor 1.6 16V de 114 cv – o 1.0 tricilíndrico continua apenas no sedã Versa. Mesmo assim, o exemplar da Nissan ficou menos de R$ 140 mais caro que as seis visitas obrigatórias do HB20 1.0.
3. Chevrolet Onix Turbo
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 284 |
20.000 km | R$ 576 |
30.000 km | R$ 480 |
40.000 km | R$ 640 |
50.000 km | R$ 456 |
60.000 km | R$ 576 |
Total | R$ 3.012 |
O Chevrolet Onix Outro renovado compacto do mercado que chegou com força no quesito manutenção. E o legal da segunda geração do Onix é que o responsável pela terceira posição nesta lista é a variante com o três-cilindros turbo de 116 cv. São R$ 3.012 ao fim das revisões até os 60.000 km. O que não significa que o modelo com o 1.0 aspirado de 82/78 cv seja muito menos vantajoso: é só R$ 20 mais caro na somatória.
4. Renault Kwid e Sandero 1.0
Renault Kwid
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 399,94 |
20.000 km | R$ 454,19 |
30.000 km | R$ 454,19 |
40.000 km | R$ 780,30 |
50.000 km | R$ 508,44 |
60.000 km | R$ 508,44 |
Total | R$ 3.105,50 |
Renault Sandero 1.0
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 399,99 |
20.000 km | R$ 454,24 |
30.000 km | R$ 454,24 |
40.000 km | R$ 780,35 |
50.000 km | R$ 508,49 |
60.000 km | R$ 508,49 |
Total | R$ 3.105,80 |
Aqui, um empate técnico, já que o Kwid e o Sandero, ambos da Renault e com praticamente o mesmo motor, seriam separados por exatos R$ 0,30. O subcompacto e o hatch altinho da marca francesa se mantêm na quarta posição, graças à baixa manutenção do conjunto com o 1.0 SCe tricilíndrico (de 82/79 cv no Sandero e 66/70 cv no Kwid) com câmbio manual de cinco marchas.
Avaliamos o Kwid Outsider. Veja o vídeo:
5. Fiat Uno 1.0 Drive
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 252 |
20.000 km | R$ 480 |
30.000 km | R$ 432 |
40.000 km | R$ 912 |
50.000 km | R$ 440 |
60.000 km | R$ 700 |
Total | R$ 3.216 |
Os propulsores da linha Firefly fizeram um bem danado não só aos Fiat, mas também ao bolso do dono do Uno. Com o três-cilindros de 77/72 cv na versão Drive, o hatch da marca italiana cobra R$ 3.216 e é o quinto carro com as revisões mais baratas.
Para se ter ideia, as versões de entrada do compacto com o velho 1.0 quatro-cilindros têm custo de manutenção aproximadamente R$ 900 mais caro (R$ 4.120). Mesmo o modelo com o 1.3 Firefly é bem mais barato: R$ 3.596.
6. Toyota Etios
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 267,19 |
20.000 km | R$ 531,00 |
30.000 km | R$ 429,00 |
40.000 km | R$ 810,00 |
50.000 km | R$ 429,00 |
60.000 km | R$ 765,00 |
Total | R$ 3.231,19 |
Seja com o motor 1.3 de 98/88 cv, ou com o 1.5 de 107/102 cv, câmbio manual (de cinco ou seis marchas) ou automático de quatro velocidades, o Etios se estabelece como o hatch com o sexto pacote de revisões mais baratos do mercado.
As seis primeiras manutenções custam R$ 3.231,19, reafirmando a boa reputação da marca japonesa de pós-venda competitivo.
7. Toyota Yaris
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 267,19 |
20.000 km | R$ 558,00 |
30.000 km | R$ 468,00 |
40.000 km | R$ 816,00 |
50.000 km | R$ 450,00 |
60.000 km | R$ 693,00 |
Total | R$ 3.252,19 |
Parente de fábrica do Etios em Sorocaba (SP), o Yaris é só pouca coisa mais caro na manutenção do que o seu “primo” Etios. O chamado compacto premium cobra exatos R$ 21 a mais na somatória das seis primeiras revisões com preço fixo.
Os motores são os mesmos 1.3 e 1.5, assim como as caixas manuais, mas aqui a transmissão automática de certas versões é a CVT com sete marchas simuladas – do antigo Corolla.
8. Fiat Argo 1.0
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 252 |
20.000 km | R$ 500 |
30.000 km | R$ 424 |
40.000 km | R$ 1.056 |
50.000 km | R$ 440 |
60.000 km | R$ 636 |
Total | R$ 3.308 |
Outro dos chamados compactos premium, o Argo tem nas suas versões iniciais as manutenções mais em conta. São R$ 3.308 no somatório das seis revisões quando equipado com o eficiente motor 1.0 Firefly de 77/72 cv.
O custo total aumenta conforme a capacidade do propulsor: R$ 3.690 com o 1.3 de 109/101 cv e R$ 3.793, com o 1.8 E-torQ de 139/135 cv.
9. Ford Ka 1.5
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 449 |
20.000 km | R$ 549 |
30.000 km | R$ 449 |
40.000 km | R$ 799 |
50.000 km | R$ 499 |
60.000 km | R$ 599 |
Total | R$ 3.344 |
Um dos três mais vendidos do país, o Ford Ka ajudou a desmistificar a fama do passado de que a marca tinha manutenção cara. E, no caso do Ka, o motor mais potente é o que cobra menos no pós-venda. As seis primeiras revisões do hatch com o excelente motor 1.5 Dragon de três cilindros de 136/128 cv tem custo total de R$ 3.344 (com câmbio manual ou automático). É R$ 200 mais barato que nas versões com o 1.0, também três canecos.
10. Citroën C3 1.6
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10.000 km | R$ 469 |
20.000 km | R$ 817 |
30.000 km | R$ 469 |
40.000 km | R$ 1.084 |
50.000 km | R$ 469 |
60.000 km | R$ 817 |
Total | R$ 4.125 |
O Citroën C3 ultrapassa a barreira dos R$ 4.000 na soma das seis primeiras revisões com preço fixo. Mesmo assim, figura entre os 10 hatches com manutenção mais barata, e na versão com motor mais potente, o 1.6 16V de 118/115 cv (manual ou automático). Com o eficiente 1.2 Puretech tricilíndrico de 90/84 cv, o custo total sobe pouco: mais precisamente em R$ 22.
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