Atrair e manter clientes é uma das mais desafiadoras tarefas para qualquer negócio e, nas micro e pequenas empresas, não poderia ser diferente. O marketing se torna um grande aliado do empresário nesse momento — é através dele que é possível de destacar no mercado.
Você sabe o que é marketing?
Segundo Philip Kotler, um dos mais importantes teóricos sobre o assunto, “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade”.
Em seu conceito mais basilar, Marketing é mais do que apenas vender um produto ou serviço. É gerar valor tanto para a empresa quanto para o consumidor, suprindo todas as necessidades de ambos.
O que é Marketing Digital?
Seguindo o conceito de Kotler especificado anteriormente, Marketing é um processo mútuo acordado entre ambas as partes. E se, nos dias de hoje, boa parte das pessoas está na internet, é natural que os esforços se voltem para os canais digitais.
É por meio de blogs, sites, redes sociais, emails e todos os outros tipos de contato digital com o cliente que o Marketing Digital existe. É uma ferramenta poderosíssima que permite calcular exatamente o retorno de cada investimento e, com isso, tornar as campanhas mais assertivas.
Dicas para usar o Marketing Digital
Ofertas exclusivas
Independentemente de qual segmento uma empresa se enquadra, é possível utilizar um e-mail (o qualquer outro serviço de preferência) para que sejam oferecidos produtos com condições específicas e mais vantajosas. Enviar um e-mail semanal para quem cadastrá-lo no site da empresa é uma estratégia que, além de trazer mais público, auxilia a fidelizar os clientes atuais.
As ofertas não precisam ser grandes e ousadas — às vezes, uma promoção com brinde exclusivo para quem recebeu o e-mail já é o suficiente para atraí-los até a empresa. Outro benefício de se comunicar por esses canais é a relação mais próxima que é criada com os consumidores, fazendo com que a fidelização seja feita de forma mais tranquila.
Produção de Conteúdo
Existem diversas plataformas na internet, desde blogs até redes sociais, onde se pode trabalhar na criação de conteúdos. Sempre relacionados ao tema principal do negócio, eles são muito eficazes para fortalecer a imagem.
Mais do que apenas vender produtos ou serviços, produzir conteúdo significa, de diversas formas, mostrar aos consumidores a autoridade sobre o assunto e segmento da empresa. É por meio do consumo de conteúdos que um cliente escolhe entre duas empresas diferentes.
Mídia Paga
Essa é, provavelmente, a maior vantagem do Marketing Digital, a possibilidade de divulgar o nome e os produtos da empresa exatamente para o público que deseja. Com ferramentas como o Google Ads, é possível criar os chamados Links Patrocinados.
Ao pagar por eles, você consegue segmentar e escolher exatamente em quais tipos de site sua marca vai aparecer. Uma padaria de São Paulo, por exemplo, pode anunciar seus produtos em sites do segmento de alimentação somente para pessoas localizadas na capital paulista.
As possibilidades que se abrem com mídia paga são gigantes pois, com ela, há a certeza de que alguém vai visualizar o seu material. O diferencial é a criatividade de escolher bem o público e montar boas peças para veiculação.
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Redes Sociais
As Redes Sociais têm um papel fundamental no Marketing dos pequenos negócios. É por elas que começa todo o processo de presença digital. Quer saber mais sobre como elas podem ajudar a sua empresa?
Fonte: Dr. Fiscal
Marketing Digital para pequenas empresas: dicas para 2020 foi publicado primeiro em: https://juristas.com.br
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