Pretendo, neste texto, fugir de temas como crise, COVID, e etc. Não falarei aqui sobre os temas mais discutidos do momento (lives, novo normal etc), mas vou tratar de algo muito importante pra você: o sucesso do seu escritório de advocacia.
Quais são os segredos do sucesso para um escritório de advocacia?
É fato que todos nós, ao iniciarmos uma atividade empreendedora, buscamos algum tipo de sucesso.
Este sucesso pode ser medido por diversos indicadores:
- Pela quantidade de dinheiro acumulada;
- Prestígio perante seus pares e clientes;
- Índices elevados de satisfação dos clientes;
- Contribuição com o desenvolvimento da humanidade;
- Etc…etc…etc…
Enfim, cada pessoa tem as suas próprias razões para obter o seu sucesso.
Neste artigo pretendo, portanto, dar algumas pistas, ao que denominamos de “Fatores Críticos para o Sucesso – FCS”, que levam um empreendimento jurídico ao sucesso e, espero que você curta essa jornada.
FCS1 – Propósito
O que é um propósito?
O propósito de uma empresa é a razão da mesma existir. Trata-se daquele significado mais filosófico, longevo e capaz de inspirar todos os membros de uma equipe.
Um propósito consistente e motivador faz a equipe sair de casa todos os dias, não importando o clima, o humor ou o salário, pois sabem que ao realizar o propósito todo o restante estará também contemplado.
É ele que atrai, engaja e motiva talentos na busca pela excelência em todos os aspectos.
Propósito é muito mais do que uma frase bonita estampada no site do escritório ou então a fria busca por dinheiro.
Ele deve ser verdadeiro, inspirador, as pessoas devem realmente acreditar, se conectar e agir em conformidade e em sua direção.
FCS 2 – Multidisciplinaridade do seu escritório de advocacia
Ao buscar pessoas para construir uma equipe, procure, antes de qualquer coisa, identificar quais as características e competências necessárias para que o seu negócio seja bem sucedido.
Converse com pessoas mais experientes, busque alguns mentores que possam te ajudar nisso.
A partir deste mapeamento, procure pelos profissionais que possuam tais expertises e componha um time multidisciplinar e complementar. Esse mix dos membros do time serão um grande diferencial.
Não caia na tentação de escolher apenas advogados para o seu time. Um escritório de advocacia de sucesso precisa de uma diversidade de profissionais muito maior do que somente advogados.
Já pensou em um escritório que possui em sua equipe engenheiros de software, profissionais de marketing, enfermeiros e outros tantos que podem ser diferenciais competitivos importantes, quando comparado com a concorrência? Reflita sobre isso.
FCS 3 – Soft Skills
Soft skills são as habilidades comportamentais, as quais considero até mais importantes que as habilidades técnicas.
Estas são competências subjetivas, mais difíceis de avaliar, de ensinar ou aprender, pois estão mais conectadas com a personalidade do indivíduo.
Procure por pessoas que sejam leais (jamais puxa sacos ou bajuladores), criativas, colaborativas, com elevado grau de inteligência emocional e focadas em gerar resultados (não só para a organização – CNPJ, mas também para as os clientes internos e externos).
Na maioria das vezes você contratará ou se associará a uma pessoa em razão das competências técnicas, mas você desligará muita gente por conta das soft skills. Lembre disso!
Por isso faz tanto sentido aquele jargão: Contrate devagar e desligue rápido. Soft skills são melhor reconhecidas com o tempo. Portanto, dedique-se a conhecer bem as pessoas antes de se associar a elas.
FCS 4 – Foco
Normalmente somos entusiasmados com nossos projetos e queremos abraçar o mundo de uma vez.
Sugiro ter muito cuidado com isso, pois a falta de foco faz crescer enormemente a mortalidade dos escritórios.
Quando falo de foco, estou falando desde coisas muito simples, como organizar uma agenda ou uma lista de tarefas diária, e até mesmo qual área do Direito atuar ou o perfil do cliente ideal do escritório.
A falta de foco nos trai, fazendo-nos sentir como se estivéssemos trabalhando muito, quando na verdade, estamos produzindo pouco para contribuir com o atingimento do alvo.
Além disso, a falta de foco gera é uma enormidade de coisas iniciadas e pouquíssimas coisas finalizadas. Sabe aquela história de “muita iniciativa e pouca acabativa”? É exatamente isso que estou falando.
Ao longo do dia, procure iniciar e finalizar tarefas dentro de um mesmo bloco de tempo, sem interrupções. Escolha uma atividade e execute-a até o final.
Só após o término desta inicie outra. Dedique-se a executar poucas coisas de cada vez, mas as faça com excelência.
FCS 5 – Seja um líder inspirador no seu escritório de advocacia
Liderar pessoas não é nada fácil, ainda mais quando você monta uma equipe multidisciplinar.
As características, histórias de vida e competências serão tão diversas que você precisará se esforçar bastante para poder lidar e manter essa equipe coesa e em alta performance.
Você precisará compreender os aspectos motivadores de cada um, assim como, os pontos que atuam como detratores de motivação dos membros do seu time.
Esteja atento às oportunidades de melhoria, seja individualmente, seja coletivamente.
Lembre-se! Ofereça feedback individualmente, sempre de maneira positiva, demonstrando as oportunidades de melhoria. Evite as críticas à pessoa.
Quando existirem problemas, e eles existirão, seja duro com o problema, mas amável com as pessoas. Dê às pessoas a oportunidade de aprender com as situações.
Seja um líder presente. As pessoas precisam ter contato com o líder para poder entendê-lo e, principalmente, para buscarem inspiração.
FCS 6 – Faça diferente no seu escritório de advocacia
A coisa mais comum do mundo é ver pessoas repetindo/copiando o que os já estabelecidos fazem. Sabe o que esse comportamento gera?
Concorrência!
Exatamente, concorrência. Quando você faz as coisas exatamente como os outros, você acaba permitindo a comparação entre você e os demais e, quando o cliente percebe isso, você está ferrado.
Portanto, desenvolva no seu escritório a mentalidade da inovação. Desde a logomarca, cores, cartões de visita, site, tipo de letra, formato das petições, forma de prestação do serviço, enfim.
Busque a diferenciação em tudo!
Quando você faz diferente gera uma distorção da realidade a que as pessoas estão acostumadas e, desta forma, a percepção de valor agregado fica mais evidente.
FCS7 – Busque pela excelência do seu escritório de advocacia
A busca pela excelência deve ser uma constante para todo o time do escritório. Desde o atendimento na recepção, o café, a atenção dada ao cliente em todos os momentos da relação, seja presencial ou virtualmente.
Obviamente que não se deve descuidar da técnica jurídica e da formação, afinal um bom advogado precisa, necessariamente, estar em constante aperfeiçoamento e a busca incessante pelo conhecimento jurídico é fundamental para o sucesso.
FCS 8 – Esteja presente
Uma das características do serviço jurídico que mais incomoda os clientes é a demora para chegar ao trânsito em julgado e ter o bem jurídico protegido efetivamente.
Agregado a isso há um outro ponto que age em desfavor do advogado, que é a falta de comunicação com o cliente.
Com grande frequência, seja por não haver nenhuma movimentação no processo, seja por pura displicência, escritórios acabam ficando meses sem fazer contato com os seus clientes, dando a impressão de desinteresse.
Este é um dos principais fatores que denigrem a imagem da classe, pois os clientes sentem-se abandonados e passam a crer que nada está sendo feito em seu processo.
Tendo isso em conta, esteja presente. Se não for possível presencialmente, envie comunicados por alguma via tecnológica, mas faça-se presente na vida do cliente. Isso lhe ajudará a manter clientes e a gerar novos negócios.
Você e o time do seu escritório em sintonia
Certamente existem outros fatores críticos para o sucesso de um empreendimento jurídico, mas posso lhe assegurar que os 8 aqui citados são absolutamente necessários e fundamentais para que uma organização alcance o sucesso.
O importante é que, durante a jornada, você e seu time estejam vibrando por cada passo dado, aprendendo com cada tropeço e cuidando para que o propósito seja o guia do negócio e das pessoas.
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