domingo, 12 de julho de 2020

SUV compacto não é compra racional!

Tem tendências do mercado que eu acho até engraçado. Porque elas são inexplicáveis. Mas quem compra um carro por causa do emocional, explica – ou tenta explicar – a escolha racionalmente.

VEJA TAMBÉM:

Entre as décadas de 70 e 90, o Brasil era o único país no mundo que detestava carro quatro portas. As fábricas aqui tinham que adaptar os modelos que vinham de fora com projeto de quatro portas para ter só duas.

“Mas por que você não quer o carro quatro portas? Ah, porque é perigoso para o meu filho atrás.” Bobagem! Tem uma travinha que não deixa o filho abrir a porta. “Ah, porque parece táxi quatro portas…” E aí as respostas mais loucas.

Passou a tendência: hoje, praticamente só se faz carro quatro portas. Até os compactos menores que podiam ter duas, acabam com quatro portas! Pois hoje acontece mais ou menos isso o mesmo com o SUV, o utilitário esportivo. Eu não gosto, eu detesto aquilo! Alto, grande, difícil de manobrar, bebe muito, ocupa muito espaço, pneu é caríssimo. Mas está na moda, todo mundo agora quer SUV.

SUV para ruas esburacadas?

A principal desculpa para quem compra um utilitário esportivo é que as rodas grandes ultrapassam melhor os buracos aqui no Brasil. Outros dizem que por serem bem mais altos, aumentam a visibilidade e a segurança. Mas aí então eu faço a pergunta: e esses SUVs que estão surgindo agora derivados de carros compactos?

Por exemplo: a Volkswagen acaba de lançar o Nivus. Ele é uma graça de SUV, tem um jeitão de cupê. Ele está mais para automóvel do que para utilitário esportivo, não é mesmo? E aí eu pergunto: porque o pessoal está comprando esses utilitários do tipo do Nivus? Tem explicação lógica?

Ele não tem a roda maior, ele não passa ‘melhor’ pelos buracos porque ele é derivado do Polo. Ele é praticamente o hatch um pouquinho mais alto e com a carroceria diferente. Mas não! O pessoal continua comprando SUV mesmo que ele não tenha nenhuma justificativa para ‘ultrapassar melhor’ os nossos buracos.

Nem mesmo a distância do solo: ele pode ser 2 cm mais alto, mas não resolve nada! Como digamos os grandes SUVs, um Trailblazer, da GM, um Tiguan da Volkswagen, não é? Neste caso está justificado. Mas o utilitário esportivo derivado do compacto? Cadê a explicação lógica para isso? Não tem! É pura tendência, puro emocional!

montagem os 10 suvs compactos

O post SUV compacto não é compra racional! apareceu primeiro em AutoPapo.


SUV compacto não é compra racional! foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.