O Ford Bronco foi produzido durante 30 anos nos EUA (de 1966 a 1996) mas descontinuado numa época em que jipes deram lugar a SUVs. E o Bronco tinha apenas uma versão de duas portas, com projeto de carroceria e chassis que impossibilitava produzir uma variante de quatro. Impossível, também, de assumir a categoria de utilitário esportivo.
A adaptação seria tão onerosa que a Ford decidiu investir num outro projeto utilizando o chassis do picape F-150. Desistiu do nome Bronco e batizou o novo modelo de Expedition, lançado em 1996, mesmo ano em que descontinuou o Bronco.
Erro de seus marqueteiros, pois só facilitou a vida da Jeep que sempre manteve um modelo “raíz” (Wrangler) ao lado dos mais sofisticados Cherokee, Grand Cherokee, Compass e Renegade.
Curiosamente, a Ford produziu no Brasil a linha Jeep quando comprou a Willys Overland em 1967, mantendo-a até 1983.
Ford compra a Troller
Em 2007, a Ford anunciou a aquisição da fábrica Troller, no Ceará, de propriedade de Mário Araripe, que produzia jipes e o picape Pantanal. Este, com incorrigíveis erros de projeto no chassis, teve suas unidades recompradas pela Ford, para evitar um inviável recall.
Por quê a poderosa empresa norte-americana comprou uma insignificante fábrica de jipes no interior do Ceará?
Não que lhe faltasse know-how para produção de off-roads, ou pela qualidade (duvidosa…) dos jipes “By Araripe”, mas simplesmente para se aproveitar dos benefícios fiscais da Troller. Devidamente transportados para sua fábrica de Camaçari, na Bahia, onde produz Ecosport e Ka.
Brincava-se, na época, que a Ford não tinha comprado uma operação de jipes, mas uma “fábrica de incentivos”.
Como se comprometeu com o governo do Ceará em manter a operação para não demitir operários, a Ford aplicou todo seu know-how e componentes de outros produtos (Ecosport e Ranger) para um up-grade do Troller e garantir um mínimo de qualidade para o jipe.
Fotos do Troller T4 2020
Troller nos EUA?
A imprensa especializada norte-americana soube deste jipe “raiz” da Ford no Brasil e sugeriu (chegou a insistir) sua fabricação (ou comercialização) nos EUA. Argumentava ser um substituto perfeito para o Bronco (então já desativado) e concorrente sob medida para o Jeep Wrangler.
Só que “as aparências enganam” e a Ford jamais considerou essa hipótese, por absoluta falta de condições de levar o Troller para o mercado norte-americano. Sua carroceria de fibra, chassis artesanal, montagem em grande volume quase impossível e outros deslizes de projeto inviabilizariam esta operação.
A engenharia da empresa no Brasil fez o possível para aperfeiçoar o “jipe do Araripe” e conseguiu bons resultados. Mas, longe de enfrentar a concorrência de um Jeep, tanto que o Troller jamais ostentou o logotipo Ford.
Agora, quase 25 anos depois de desativá-lo, a Ford relança o Bronco nos EUA e pretende importá-lo para o Brasil. A área de marketing em Detroit cogita fazer do Bronco não apenas um modelo, porém uma marca do grupo Ford, como é hoje a Lincoln ou foi a Mercury.
Aqui, estará num segmento acima do Ecosport e perfeito concorrente do Jeep Compass. A Ford não confirma, mas poderá desembarcar no nosso mercado em 2021.
Fotos do Ford Bronco 2021
Fotos: Divulgação
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