sexta-feira, 10 de julho de 2020

Hyundai vai lançar câmbio manual sem pedal de embreagem

Muita gente aposta que a caixa de marchas automática substituirá a manual em um futuro não muito distante. Apesar disso – ou talvez por causa disso – a Hyundai anunciou o desenvolvimento de um novo câmbio sem pedal de embreagem, mas com acionamento mecânico. O motorista apenas move a alavanca, sem operar o pedal de embreagem.

VEJA TAMBÉM:

Nesse sistema, como em qualquer câmbio automatizado, há uma embreagem: a diferença é que ela não é acionada pelo condutor, e sim por um mecanismo eletro-hidráulico, operado por uma central eletrônica. A marca coreana batizou a própria criação de Transmissão Manual Inteligente (iMT).

Ainda segundo a Hyundai, o custo de produção é mais baixo que o de uma caixa de marchas automática. O câmbio iMT tem seis velocidades e, segundo a Hyundai,  será lançado em breve no mercado indiano. Ele vai equipar o Venue, um SUV compacto menor que o Creta, associado a um motor 1.0 turbo de quatro cilindros.

O Venue é vendido em vários outros países, inclusive nos Estados Unidos. Por enquanto, o fabricante não revelou se pretende expandir a oferta na nova transmissão para esses mercados.

Sistema iMT vai equipar o SUV Venue (Foto: Hyundai | Divulgação)
Como em uma caixa de marchas manual, o motorista opera a alavanca, mas não pisa na embreagem (Foto: Hyundai | Divulgação)

A Hyundai explica que o diferencial do câmbio iMT é um sensor de intenção, que aciona a embreagem ao perceber a movimentação do corpo do condutor para manusear a alavanca da transmissão. Após a marcha ser engatada, o sistema faz o desacoplamento.

Claro, a caixa de marchas iMt tem salvaguardas eletrônicas para impedir danos caso o motorista faça uma operação errada, como, por exemplo, reduzir da sexta para a segunda em alta velocidade. E o fabricante afirma que o sensor é muito preciso: consegue distinguir até falsos gestos da real intenção de operar o câmbio.

Conceito de caixa de marchas com embreagem automática não é novo

Outros fabricantes já desenvolveram sistemas semelhantes no passado. No Brasil, a primeira foi a DKW, ainda na década de 1960, com o mecanismo Saxomat, que funcionava de modo totalmente mecânico: um platô com contrapesos, que atuava por força centrífuga, acionava automaticamente a embreagem.

fiat palio citymatic
Assim como outros veículos com embreagem automatizada, Palio Citymatic teve pouco sucesso no mercado brasileiro (Foto: Fiat | Divulgação)

Posteriormente, na virada do século, vieram mais modelos com acionamento automático da embreagem, já com tecnologia eletrônica. A Mercedes-Benz lançou o Classe A com sistema AKS, a Fiat ofereceu o Palio Citymatic e a Chevrolet disponibilizou o Corsa AutoClutch.

Em todos esses sistemas, o motorista mudava as marchas sem operar um pedal de embreagem. Porém, a maioria deles ficou marcada por falhas de funcionamento. Além disso, havia limitações de uso: era preciso mover a alavanca devagar, senão a central eletrônica impedia a operação.

A Hyundai aposta na tecnologia atual e, principalmente, no tal sensor de intenção para evitar os inconvenientes vistos no passado. Se realmente funcionar a contento, o iMT poderá ser o sistema mais próximo de uma autêntica caixa de marchas manual que as próxima gerações conhecerão.

O post Hyundai vai lançar câmbio manual sem pedal de embreagem apareceu primeiro em AutoPapo.


Hyundai vai lançar câmbio manual sem pedal de embreagem foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.