segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Proteção para motos: 5 itens que você precisa garantir para ter segurança

A utilização correta de equipamentos de proteção para motos é o que garante maior segurança ao condutor e passageiro. O Código de Trânsito Brasileiro, junto às resoluções 20/98 e 203/06 do Contrantorna obrigatório o uso de capacete e vestimenta adequada. Como não há uma especificação sobre qual seria o tipo de roupa mais indicada, essas determinações acabaram gerando muitas dúvidas.  

É muito comum vermos homens e mulheres rodando por aí usando vestes leves como camisetas, bermudas, calças legging e, até mesmo, chinelos. Mas será que essas são as escolhas mais acertadas? Ainda segundo a legislação vigente, o artigo 252, inciso IV, deixa clara a necessidade de pilotar com um calçado que esteja firme nos pés. Porém, ainda assim, a dúvida permanece. 

Essa é uma discussão que ainda está em aberto. Atualmente, há um debate no Senado e na Câmara Federal a respeito da utilização de utensílios específicos de proteção para motos. Como exemplos podemos citar as cotoveleiras, joelheiras, botas e jaquetas infláveis do tipo airbag.  

Enquanto isso, é importante seguir o que diz o Código de Trânsito Brasileiro e sempre dar preferência para uma vestimenta que cubra o corpo todo. Continue lendo e conheça os equipamentos necessários para rodar pela cidade com maior tranquilidade.  

Conheça 5 itens de proteção para motos 

Para conduzir uma motocicleta em segurança é preciso responsabilidade. Certos cuidados devem ser tomados para garantir que o seu veículo esteja sempre em boas condições. Além disso, seja qual for o trajeto, você precisa estar totalmente focado e atento para reduzir ao máximo as chances de acidentes.  

Entretanto, não basta ter cautela somente durante a pilotagem. Antes mesmo de sair da garagem, verifique se as suas roupas são adequadas e seguem as normas vigentes. Pensando nisso, reunimos aqui 5 itens indispensáveis de proteção para motos. Confira!  

1. Capacete

Este elemento não deixa dúvidas. É exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro e sua eficácia em reduzir danos em acidentes é indiscutívelDados apontam que seu uso previne 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% de lesões na face. Ele precisa ser confortável, se ajustar bem à cabeça e ter certificado do INMETRO. Os modelos que oferecem mais segurança são construídos com uma mistura de materiais como multifibras de Kevlar®, carbono e zion.  

Ainda que seu compromisso seja somente ir até a próxima esquina, não pilote sem ele, sob hipótese alguma. Caso contrário, você ficaria exposto e, dessa forma, uma simples queda poderia ser fatal.  

2. Protetor ocular

O artigo 3 da resolução 203/06 do Contran deixa clara a exigência da utilização de uma viseira que não bloqueie o campo de visão. Entretanto, é permitida a utilização de óculos de sol ou de correção, desde que sejam confortáveis. As lentes feitas de policarbonato são as mais indicadas, principalmente pelo fato de suportarem impactos mais fortes. 

3. Calçado adequado

Os pés, por estarem próximos ao chão, são bastante vulneráveis. Em função disso, busque sempre colocar sapatos ou tênis fechados. Sandálias que se prendam ao calcanhar também são aceitas. Contudo, pilotar de chinelos, talvez, não seja a melhor ideia, uma vez que eles podem atrapalhar o acesso aos pedais ou se prenderem. Se você for pego, além de configurar uma infração média, o prejuízo vai acabar custando R$ 130,16.  

4. Roupas grossas

Quando for escolher as vestimentas para sair, lembre-se de que uma queda, por menor que seja, pode causar inúmeras escoriações. Existem muitos casos de queimaduras em acidentes por conta do asfalto quente em contato direto com a pele. Para evitar situações desse tipo, procure sempre utilizar uma jaqueta de couro. Aliás, calças jeans e luvas também são considerados itens indispensáveis de proteção para motos. 

5. Macacão impermeável

Só quem já pilotou sob chuva forte sabe como a roupa adequada pode fazer a diferença. Sem falar que, dessa forma, você não precisa se preocupar se vai chegar encharcado naquela reunião importante, por exemplo.   

Essas são apenas algumas dicas de equipamentos de proteção para motos. No entanto, em nosso cotidiano, acabamos ficando expostos a inúmeros eventos indesejáveis. Por isso, é fundamental ter ao seu lado uma associação que ofereça cobertura para as mais diversas situações.  

Atual Clube proporciona aos seus sócios, assistência 24h, serviço de reboque, orientação jurídica e, ainda, descontos em farmácias. Para ter acesso a todas as informações, acesse este link e baixe agora o nosso guia completo com todos os detalhes desse serviço. 

Entre em contato com um de nossos atendentes e faça uma cotação sem compromisso. 

O post Proteção para motos: 5 itens que você precisa garantir para ter segurança apareceu primeiro em Atual Clube - Proteção Veicular RJ.


Proteção para motos: 5 itens que você precisa garantir para ter segurança publicado primeiro em: https://www.atualclube.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.