A maior vantagem anunciada para a nova gasolina brasileira que está chegando é a dificuldade dela ser adulterada. Ela é mais difícil de ser adulterada? Sem dúvida vai dar mais trabalho, mas dizer que é impossível adulterá-la não é verdade.
VEJA TAMBÉM:
- Nova gasolina vai ficar mais cara? Não tem motivo!
- ‘Nova gasolina’ ou etanol? Continua a regra dos 70%?
- Nova gasolina brasileira: o que vai mudar para o consumidor?
Por que? Porque a principal característica que vai interessar a quem abastece seu carro com gasolina, é a densidade mínima. O que é densidade? É o peso em relação ao volume: um litro de água pesa 1 kg; um litro de gasolina pesa 25% menos, pesa só 750 gramas. E essa densidade mínima, o que tem a ver com o seu motor? Ora, quanto maior a densidade, melhor o desempenho – menor o consumo.
E como vai ser possível adulterar a nova gasolina, que tem uma densidade mínima? Se a distribuidora tiver comprado, por exemplo, no exterior, uma gasolina com a densidade de 700 gramas/litro e não 715 gramas/litro, como determina a ANP. O que ela pode fazer? Ela aumenta a mistura, vai além dos 27% do etanol.
O etanol tem mais densidade, é mais pesado do que a gasolina. Então colocando mais etanol, ela vai subindo a densidade da gasolina, mas as custas de ter mais etanol. É a maneira que se terá para adulterar a gasolina.
Então você chega no posto: “e agora tem gasolina com a nova densidade? Tem sim senhor. Então deixa eu ver.” Aí ele põe lá na bureta o aparelhinho, o densímetro, e marca lá 715. “Muito obrigado, parabéns, o seu posto é corretíssimo”, entra no carro e vai embora. Você foi enganado! Por que? Porque tinha muito mais etanol do que o permitido.
Você tem que pedir também para ver qual o percentual de etanol nessa gasolina. Porque se ele subiu a densidade colocando mais etanol, ao invés de 27%, vai ter 30%, 40%, 50% de etanol nessa gasolina. E aí não adianta nada ele ter respeitado a densidade mínima. Você foi outra vez ludibriado!
O post Nova gasolina pode ser adulterada sim! Entenda apareceu primeiro em AutoPapo.
Nova gasolina pode ser adulterada sim! Entenda foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.